ZPE apresenta o Ceará a italianos

Alguns empresários estrangeiros já estariam interessados em manter vínculos econômicos com o Estado

Escrito por Redação ,
Legenda: Encontro busca apresentar as atividades realizadas pela Câmarade Comércio Ítalo-Brasileira na região Nordeste
Foto: FOTO: BRUNO GOMES

Representantes da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará estão na Itália participando da Confindustria, na cidade de La Spezia, no norte do País. O evento é organizado pelo Comitê de Pequenos Negócios local e traz o tema "Investir ou produzir no Brasil: por quê"?

O encontro busca apresentar a empresários italianos as atividades realizadas pela Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira do Nordeste no sentido de estreitar as relações entre as duas comunidades, tanto econômicas quanto institucionais.

Nesse contexto, a ZPE aparece como um instrumento para empresários italianos investirem no Ceará, segundo explica o presidente da instituição, César Ribeiro. Desde a última segunda-feira, ele está na Itália participando de reuniões para divulgar o equipamento.

Ele adianta que existem interessados em manter vínculos econômicos com o Estado.

Oportunidades

"A finalidade é mostrar o potencial da ZPE Ceará e suas oportunidades enquanto zona de livre comércio. Houve um encontro em novembro de 2013 com a câmara e empresários da Itália na ZPE, e agora o convite para aprofundar as oportunidades de instalações de novas indústrias na Itália", afirma Ribeiro.

O presidente da ZPE informa que, futuramente, as reuniões para divulgar o equipamento serão estendidas para cidades do centro do País, como Roma, tendo em vista a grande divulgação feita pela imprensa local.

"Mas, ainda durante este semana, várias visitas serão feitas em empresas de diversos segmentos, como indústrias de móveis, iluminação, brinquedos, mármore e granitos", afirma César Ribeiro.

Oradores

Além de César Ribeiro, também serão oradores da Confindustria o secretário geral da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira do Nordeste, Colombara Alexander, que apresentará a realidade e as oportunidades do Ceará e do Nordeste, com particular atenção para Fortaleza; e o conselheiro da câmara, Patrizio Greco, que também é coordenador de relações institucionais. Ele falará sobre as áreas de interesse entre Brasil e Itália. A ZPE, primeira do Brasil a entrar em operação, foi inaugurada em agosto de 2013. O equipamento fica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), no município de São Gonçalo do Amarante, a 50 quilômetros de Fortaleza.

Características

As ZPEs são caracterizadas como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

As empresas que se instalam numa ZPE têm acesso a tratamentos tributário, cambial e administrativo específicos e o principal requisito é o seu caráter eminentemente exportador. Também devem auferir e manter receita bruta decorrente de exportação para o exterior de, no mínimo, 80% do total. Hoje, existem 24 ZPEs criadas em diferentes fases pré-operacionais no Brasil, em 20 estados.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.