Vivo eleva preços; outras operadoras não decidiram
O aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na prestação de serviço de comunicação no Ceará foi o motivo da Vivo informar a todos os usuários de internet móvel que irá repassar a alta de 3% no imposto para as contas dos clientes também em março - quando vigora a nova legislação.
> ICMS de dez produtos e serviços aumenta em março
A Oi informou que "o aumento ICMS estipulado pelo poder público é repassado para os clientes". A TIM disse que ainda não tem posição sobre se vai e quando vai reajuste os preços. Já a Claro afirmou que o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) deve se manifestar sobre o assunto.
Usuário prejudicado
Contatado, o SindiTelebrasil enviou material no qual aponta o Ceará entre os 11 estados que mais cobram ICMS sobre os serviços de telecomunicações e, endossando a postura das teles de repassar o reajuste do imposto na íntegra para os clientes, destaca a decisão do Estado de aumentar os preços como prejudicial.
"Esses aumentos vão prejudicar, principalmente, os consumidores de classes mais baixas de renda, que vão falar menos, mesmo gastando o mesmo valor com o celular porque a fatia que vai para pagar os impostos será bem maior por causa do reajuste", afirma a nota.
No Ceará, segundo dados da PNAD de 2013 citada pelo SindiTelebrasil, a porcentagem da população que ganha até um salário mínimo e faz uso frequente dos serviços de telecomunicações chega a 64%.