Voos internacionais

Visita para a certificação do aeroporto de Jeri é concluída

Três empresas estrangeiras têm interesse em operar rotas fixas no equipamento , que possui atualmente oito operações domésticas ( Foto: Helene Santos )
01:00 · 12.05.2018

O Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, de Jericoacoara, recebeu, na última quinta-feira (10), a segunda fase de visitas técnicas de certificação visando o recebimento de voos internacionais no equipamento. A visita foi realizada por representantes do Departamento de Polícia Federal (DPF) e da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e marca a conclusão desta fase de inspeções.

De acordo com o gerente de Obras e Instalações Aeroportuárias do Departamento Estadual de Rodovias (DER), coronel Paulo Edson Ferreira, a próxima etapa para a certificação é atender às observações e exigências de cada órgão, no que diz respeito à legislação, conclusão do relatório e envio do requerimento para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Processo

A partir do recebimento do documento, a Anac terá um prazo de 60 dias para realizar sua visita técnica e publicar a Portaria de Certificação de SBJE, sigla ICAO da Organização da Aviação Civil Internacional utilizada para identificar os equipamentos aeroportuários no mundo.

A estimativa do governo do Estado do Ceará é que, em até quatro meses, o trâmite de internacionalização do Aeroporto de Jericoacoara esteja finalizado.

"Já estive em reunião com representantes da Anac na semana passada, no intuito de alinhar e agilizar o processo de certificação do aeroporto, tão logo seja enviado o requerimento acompanhado dos pareceres dos órgãos", destaca Paulo Edson Ferreira.

O Aeroporto de Jericoacoara foi inspecionado, ainda no último dia 26 de abril, pelas equipes da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Operação

Com pouco menos de um ano em operação, o Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa recebeu cerca de 100 mil passageiros, no período entre junho - mês da inauguração do terminal - e dezembro do ano passado.

Atualmente, três companhias aéreas têm interesse em implementar operações internacionais para o terminal. As negociações, conforme as empresas, seguem em andamento mas dependem da certificação de internacionalização da Anac.

Domésticos

O Aeroporto de Jericoacoara conta com oito operações domésticas semanais, divididas entre as companhias aéreas Gol e Azul. Durante a alta estação, entre os meses de dezembro e janeiro, o terminal chegou a contar com 10 operações por semana.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.