Viagens serão 3º item mais vendido

Segundo estudo, a previsão de crescimento do setor em escala mundial é de 4% nos próximos quatro anos

Escrito por Redação ,
Legenda: O país com maior tendência em aumentar suas viagens ao exterior nos próximos anos é a China, seguida pela Rússia, Arábia Saudita e Turquia

Nos próximos anos, as viagens irão se tonar um dos três produtos mais consumidos no mundo, depois dos tecnológicos e do vestuário, revela um levantamento sobre o mercado do turismo com previsões até 2018, realizada pela World Travel Market Vision Conference, em Rimini, na Itália, e divulgada neste mês. As informações são Agência Italiana de Notícias (Ansa).

Além disso, os turistas se interessarão cada vez mais por cruzeiros e turismo médico e os maiores viajantes serão os chineses, mostra o estudo confeccionado em colaboração com o WTM de Londres e com a contribuição de dados mundiais elaborados pelo Euromonitor.

Em ocasião da crise econômica internacional, a previsão de crescimento do setor em escala mundial é de 4%, nos próximos quatro anos. Em 2013 o setor arrecadou US$ 2,2 bilhões.

Crescimento

Do total das vendas, 27% ocorrem online, um mercado, que diferente do tradicional, deve crescer, aproximadamente, 10%, por ano, até chegar aos US$ 950 bilhões até 2018.

Já o país com tendência em aumentar suas viagens ao exterior nos próximos anos é a China, seguida pela Rússia, Arábia Saudita e Turquia, revela o levantamento.

O setor deverá ter uma contribuição cada vez maior da tecnologia. Os smartphones serão uma ferramenta muito usada para pesquisas de viagens e reservas. Segundo o Ministério do Turismo, o uso da internet como fonte de informação cresceu 68,4% nos últimos seis anos e se tornou o canal preferido por um terço da população brasileira.

A tecnologia vem para auxiliar também as agências de viagens. A expectativa é a de que soluções de realidade aumentada e realidade virtual, que unem fotos, vídeos, gráficos e informações manipuladas pelo computador, se transformem em ferramenta chave na hora de apresentar os destinos aos viajantes.

Redes sociais

A tendência também é que os produtos turísticos fiquem cada vez mais personalizados com ajuda das redes sociais. Uma pesquisa realizada pela consultoria Sparkle detectou que o tema "viagem" é o tópico mais discutido no Facebook. Os dados mostram que 80% das pessoas afirmaram ter sido influenciadas por imagens apresentadas por amigos para realizar uma viagem.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.