Ventos favorecem energia das ondas

Escrito por Redação ,
Legenda: O Ceará recebeu, em 2012, a primeira "usina de ondas" da América Latina, no Porto do Pecém
Foto: Foto: Rodrigo Carvalho

Além de oferecer condições favoráveis para geração de energia eólica e solar, o Ceará também apresenta potencial para o aproveitamento das ondas do mar, cuja amplitude é influenciada pela velocidade dos ventos.

LEIA MAIS

> CE volta à vanguarda da energia renovável com mini e microgeração
> Potência instalada cresce 360% no País em um ano
> Crédito ainda é um gargalo para setor
> Eólica deve expandir em 1GW a capacidade
> Ventos favorecem energia das ondas
> Judiciário irá poupar R$ 7,8 mi com usina solar no Ceará

Em 2012, o Estado recebeu a primeira "usina de ondas" da América Latina, instalada no Porto do Pecém, com potência de 50 KW. Mas o projeto, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acabou não prosperando.

Na ocasião, o Ceará foi escolhido para receber o empreendimento, principalmente pela constância dos ventos alísios, que gera ondas regulares, fator que aumenta a eficiência desse tipo de usina.

"O Estado tem esse potencial, como mostrou aquele que foi um projeto piloto, mas hoje o sistema de uso das ondas já é uma realidade, por exemplo, em Portugal, que já produz esse tipo de energia em grande escala", diz João Mamede Filho, professor e consultor em energia.

Contrato encerrado

O protótipo instalado no Pecém deixou de operar após o fim do contrato de pesquisa entre o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da UFRJ, responsável pelo projeto, e a Tractebel Energia, empresa privada que investiu cerca de R$ 15 milhões no empreendimento.

A planta foi considerada um sucesso pelo Instituto. Com oito mil quilômetros de costa, estima-se que o Brasil possua um potencial de geração de energia a partir das ondas da ordem de 114 GW. Hoje, a capacidade instalada do País é de 152 GW.

O mecanismo era composto por dois "braços mecânicos", instalados no píer do Porto do Pecém. Conectada à extremidade de cada braço, uma boia, em contato com o mar, acompanha o movimento das ondas, acionando um sistema hidráulico de alta pressão. Assim, o ar comprimido armazenado movimenta os geradores. Além de Portugal, há sistemas semelhantes em operação na Holanda, no Japão e no Reino Unido. Além disso, destaca-se o seu fácil acoplamento ao sistema de dessalinização pelo processo de osmose reversa, o qual consiste em um procedimento mecanismo bastante eficiente para obtenção de água potável a partir da água do mar. (BC)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.