Vendas para a Venezuela devem cair

Escrito por Redação ,

O Brasil e o Ceará não deverão sofrer impactos consideráveis com o novo plano econômico da Venezuela, mas deverá haver, sim, uma diminuição dos valores exportados entre o País e a nação comandada por Nicolás Maduro. A opinião é do economista e consultor internacional Alcântara Macêdo, que defende que o novo plano monetário não deverá nem mesmo solucionar os problemas na Venezuela.

Leia mais:

> Migração vira caso judicial no Brasil
> Venezuela corta 5 zeros de moeda 
 
Nesta segunda-feira (20), Maduro anunciou que serão emitidos novos bilhetes no país sul-americano, os "bolívar soberanos", e que cinco zeros da moeda serão cortados para controlar a inflação. Mas segundo Macêdo, essa medida não deverá resolver a os problemas econômicos.

"Se isso resolvesse a inflação, não precisaríamos mais estudar economia. Essa medida só vai diminuir os valores nominais de transação. Você monetiza a economia, mas do ponto de vista da inflação, da produção e da economia, a melhora é zero para a Venezuela", explicou.

Balança comercial

Ainda segundo Macêdo, o Ceará não deverá ser muito afetado pela medida, apesar de que deve-se esperar uma redução das exportações brasileiras para o país sul-americano. De acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Ceará enviou cerca de US$ 1,77 milhões de dólar para a Venezuela entre janeiro e julho de 2018. "O Brasil exporta para lá, e a Venezuela ainda tem algumas reservas de dólar, mas com essa crise isso deve diminuir para pagar os custos internos deles. Mas não deverá afetar muito o Brasil nem o Ceará", ponderou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.