Vendas de concessionárias premium cresceram até 30%

Ao contrário do que acontece com as marcas populares, modelos que custam R$ 209 mil tem demanda ascendente

Escrito por Redação ,
Legenda: O lançamento de novos modelos das marcas tem ajudado no desempenho no setor
Foto: Foto: Fabiane de Paula

Enquanto as montadoras dos modelos populares reduzem a produção no País e buscam estratégias para conter os efeitos da crise no mercado automobilístico, os veículos premium, ou de luxo, fazem cada vez mais sucesso na Capital, levando as concessionárias a aumentarem os pedidos devido ao crescimento da demanda. No embalo de modelos recém-lançados e do apego do cearense ao status que transparece no automóvel, algumas marcas já comemoram, em Fortaleza, o crescimento de 30% nas vendas só neste ano.

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Na concessionária da Audi em Fortaleza, o pedido dos modelos Audi TT - o último lançamento da marca, que custa cerca de R$ 209 mil, teve de ser dobrado para atender à demanda, que já gera fila de espera. "Estamos caminhando para fechar o semestre como marca premium que mais vendeu e emplacou carros no Ceará", adianta o gerente geral da Audi na capital cearense, André Morais. Segundo ele, essa "onda de pessimismo" que caracteriza a economia do País, atualmente, não afetou o público de concessionária como a dele, que ele classifica como A e A+. "Isso se retrata no número de carros vendidos, estamos crescendo 30% em relação ao ano passado", quantifica Morais.

'Mercado novo'

Na New Sedan, revenda de marcas como Jeep e Mercedes Benz, o crescimento não atingiu ainda esses patamares, mas o desempenho da concessionária passa longe dos efeitos da crise, conquistando um mercado que tem potencial para se expandir.

"A gente fica se perguntando por que esse segmento não cai, e eu atribuo isso ao fato de que é um mercado novo, que praticamente não existia há pouco tempo. A tendência é de crescimento muito maior nos próximos anos", projeta o diretor geral da New Sedan, Rodrigo Carvalho.

Decisões adiadas

Ele reconhece que, este ano, não está sendo possível crescer os 20% ou 30% estimados, mas manter os patamares alcançados no ano passado. "Alguns clientes adiam a decisão de compra por dois ou três meses, mas eles não são tão afetados financeiramente por esse momento, e acabam comprando depois", explica Carvalho.

O lançamento de novos modelos das marcas e o posicionamento desses veículos no mercado, segundo o diretor da New Sedan, associado à abertura de novas lojas, tem contribuído para esse desempenho no setor.

Relação de longa data

Mesmo com uma expansão significativa experimentada agora, a relação do mercado cearense com os veículos de luxo vem de longa data, segundo o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave-CE), Fernando Pontes.

"Na época do Galaxie (modelo de luxo da Ford lançado na década de 1960), Fortaleza foi a cidade que mais vendeu esse modelo, proporcionalmente à sua população", lembra. Modelos que vieram nas décadas seguintes também foram sucesso de vendas entre os clientes de luxo, acrescenta Pontes, que coloca o carro como primeiro item no qual o luxo pode ser exibido na Capital. "Hoje, acompanhamos uma tendência de crescimento. Apesar da crise, Fortaleza é uma cidade que consome muitos carros de luxo", atesta.

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