'Venda de GNV é quase estável'

Escrito por Redação ,

A despeito da queda do número de postos que fornecem Gás Natural Veicular (GNV) no Estado, o volume de vendas tem permanecido estável nos últimos três anos, de acordo com a Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Ainda conforme a Cegás, o comportamento do mercado local, "que em 2013 registrou leve acréscimo, sugere que o consumidor ainda é atraído pela absurda economia gerada pelo gás veicular", afirma.

Em matéria publicada na edição da última terça-feira, o Jornal mostrou a queda no número de postos que ofertam o GNV. Há alguns anos, eles chegavam a 80 no Estado e, atualmente, totalizam 56, sendo 53 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e apenas três no Interior do Estado. A redução no número de postos no Ceará foi de 30%. Na matéria divulgada anteriormente o percentual de queda indicado foi incorreto porque a comparação foi feita com o número de estabelecimentos que comercializam GNV na Capital.

Na avaliação da Cegás, "o programa do GNV no Brasil, não especificamente em Fortaleza, vem sofrendo, a exemplo do programa do álcool, com os preços artificiais da gasolina fornecida pela Petrobras para o comprador, ocasionando uma diferença menos atrativa para o consumidor final".

Portanto, a companhia admite a menor competitividade do combustível, exposta na matéria, e que levou à redução do número de postos. Entretanto, reitera que o consumidor que opta pelo GNV ainda pode desfrutar de uma "economia formidável de quase 50%, aqui incluído também o alto rendimento do GNV quando comparado aos demais combustíveis (álcool e gasolina)", reitera a Cegás.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.