Venda de carros tem queda de 14,8%

A comercialização de caminhões teve a maior queda proporcional no cenário cearense: - 49,12%

Escrito por Redação ,

As vendas de veículos automotores no Ceará caíram em 2015. Somente a comercialização de carros já recuou 14,88% em abril deste ano, ante igual período de 2014. No acumulado, a queda em 2015 está em 8,87%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Em abril do ano passado, 15.403 veículos, entre carros, caminhões, motos, ônibus e outros, foram vendidos. Em abril deste ano, foram 13.620 emplacados - queda de 11,58%. O declínio fica mais acentuado quando se observa a participação dos automóveis. Em 2014, foram 5.603 unidades vendidas no quarto mês do ano. Em 2015, a quantidade caiu para 4.769, variação negativa de 14,88%.

A venda de caminhões teve a maior queda proporcional no cenário cearense. A variação negativa de 49,12% foi alcançada devido à redução de 283 veículos vendidos em 2014 para 144 neste ano. Já a menor queda proporcional foi na venda de motos. De 8.092 em abril de 2014, as vendas recuaram para 7.548 no quarto mês deste ano (-6,72%).

Segundo o presidente da Fenabrave, Fernando Pontes, não há motivo para descrença no setor. Conforme o dirigente, o mercado de automotores projeta crescimento no segundo semestre e já teria apresentado melhorias no cenário em maio.

"A gente vem recuperando um pouco. Em maio, tivemos alta de 5,8% em relação ao mês passado. O mercado está reagindo, os bancos estão financiando. A rede de modo geral comprou muito carro no fim do ano, de forma que estamos fazendo promoções. O consumidor deve pesquisar, pois ainda tem muita coisa boa no mercado", afirmou. Segundo Pontes, a expectativa positiva se baseia no planejamento feito pelas empresas, que buscam realizar campanhas e promoções ao longo deste ano de 2015.

"Ainda há uma expectativa dos consumidores em relação ao que vai acontecer, mas o mercado de automóveis tem realmente essa alta e baixa. As pessoas estão acreditando nas medidas econômicas e a partir do segundo semestre as taxas estarão muito boas", comentou.

Estratégia

Na expectativa de driblar a crise e galgar o crescimento nas vendas, as concessionárias de Fortaleza apostam em promoções. A Fiat, por exemplo, oferece condição de começar a pagar o veículo 0km apenas em 2016 ou parcelas reduzidas pela metade, a depender da concessionária. Já o "Feirão de Fábrica" da Chevrolet anuncia veículos com preço promocional para este fim de semana em concessionárias participantes tanto na Capital quanto no Interior do Ceará.

A Ford promove o "Feirão Zero Total", com carros com taxa zero e pronta-entrega. A Toyota realiza a "Semana Preço de Fábrica", com veículos a preço de custo e taxa zero. Já na Renault, a proposta é o veículo 0km com IPVA grátis e taxa zero. A Audi também informa plantão com taxa zero em seus veículos.

Levi de Freitas
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.