Varejo quer iniciar horário ampliado até o fim do ano

De acordo com o presidente eleito da CDL de Fortaleza, a mudança será realizada de forma gradual

Escrito por Redação ,
Legenda: O empresário Assis Cavalcante presidirá a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza durante o triênio 2018/2020

A ampliação do horário de funcionamento do comércio de rua de Fortaleza deverá ser uma das marcas da gestão do empresário Assis Cavalcante na presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza) durante o triênio 2018/2020. Eleito por aclamação no início da tarde de ontem, Cavalcante disse que os novos horários serão implantados tão logo a Câmara Municipal aprove o projeto que permite aos estabelecimentos funcionarem até meia-noite ou durante 24 horas. A expectativa é que o projeto da Prefeitura seja aprovado até o fim deste ano.

> Setor otimista com as vendas de Natal

Segundo Cavalcante, o horário será ampliado aos poucos, começando pelos corredores das ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, no Centro. "Primeiramente, vamos abrindo as lojas até as 20 horas, 21 horas, e aos domingos. Quando chegar próximo das grandes datas vamos abrir até um pouco mais tarde", disse. O empresário toma posse no dia 16 de dezembro. Hoje, a CDL Fortaleza conta com cerca de 10 mil associados.

A expectativa de Cavalcante é que a reforma trabalhista contribua para a implantação dos novos horários. "Vamos ter uma legislação melhor para as contratações nesses horários mais elásticos, o que irá ajudar o setor, até porque nós vamos ter de contratar mais", diz o empresário. "A partir de janeiro, já deveremos sentir isso, porque para alguns setores, como o de óticas e de livrarias, janeiro é um mês forte para as vendas".

Cavalcante diz que ainda não é possível estimar o impacto financeiro destas mudanças, mas ele lembra que um dia de loja fechada em razão de um feriado, por exemplo, representa um impacto negativo de 5% do faturamento do mês.

Centro

Atual presidente da Ação Novo Centro, Assis Cavalcante diz que irá trabalhar para continuar estimulando as atividades comerciais no Centro da Capital. "É claro que nós vamos olhar para Fortaleza inteira, para os shoppings centers, mas no Centro nós vamos promover algumas ações com o objetivo de dar mais peso para a região", disse. Nos últimos anos, o empresário liderou os preparativos do Ceará Natal de Luz, atuando na coordenadoria do evento.

Proprietário das Óticas Visão e com mais de 40 anos de experiência no varejo, Assis Cavalcante concentra mais da metade dos seus estabelecimentos no Centro, com 12 de suas 23 lojas localizadas no bairro.

Diretrizes

Sobre as linhas gerais para sua gestão, Cavalcante diz que dará continuidade às ações do atual presidente da entidade, Severino Ramalho. "Estamos alinhados com a casa no que diz respeito à administração. Então vou dar continuidade aos projetos existentes, como a Faculdade CDL, o projeto Fortaleza Liquida e ao Cenários do Varejo. Além disso, vamos continuar capacitando os lojistas", disse. "A CDL já é uma casa muito bem administrada e vamos mantê-la assim", completou.

Eleição

Candidato único ao à presidência da CDL Fortaleza, Cavalcante irá suceder Severino Ramalho, proprietário da rede de supermercados Mercadinhos São Luiz, que preferiu não disputar a reeleição. Honório Pinheiro, diretor-presidente do Pinheiro Supermercado e atual presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), assumirá a 1ª vice-presidência da entidade. E Jamila Araújo, da Casa dos Relojoeiros e atual presidente da CDL Jovem, atuará na 2ª vice-presidência.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.