Valor pago em juros de cartão recua 41%

Escrito por Redação ,

São Paulo. Passados seis meses das mudanças nas regras do rotativo do cartão de crédito e com sucessivas quedas na taxa básica de juros, a Selic, o brasileiro que precisou recorrer a esse instrumento não chegou a pagar metade do que desembolsava em juros antes da mudança.

Levantamento feito pelo aplicativo de controle financeiro GuiaBolso mostra que com as novas regras o peso dos juros ficou 41% menor do que era antes. Entre abril e setembro deste ano (com as mudanças no cartão), o valor pago em juros pelos 524 mil usuários da plataforma foi de R$ 30,38 por mês. No período imediatamente anterior às mudanças - outubro de 2016 e março de 2017 -, os consumidores gastaram R$ 51,67 em juros.

O rotativo é acionado quando o cliente paga qualquer valor entre o mínimo da fatura e o total. Em março, o Conselho Monetário Nacional determinou um limite de uso do rotativo: 30 dias. Passado o período, haverá uma migração automática para o parcelado do cartão, que também tem um juro alto, embora menor do que o do rotativo, de 397,4% ao ano, segundo o Banco Central (BC).

Taxa Selic

A Selic, taxa básica de juros da economia e referência para investimentos e para os juros do crédito, caiu 4,75 pontos percentuais de janeiro a setembro deste ano. Essa queda poderia ter ajudado os juros a recuare mais sobretudo após as mudanças, explica Maurício Godoi, especialista em crédito e professor da Saint Paul Escola de Negócios.

Na prática, se a Selic saiu dos 14,25% em 2017vistos no ano passado e pode chegar a 7% no fim do ano, o custo do dinheiro entre os bancos caiu a metade, mas a mesma proporção não foi repassada para os clientes. "Os juros dos investimentos vão caindo consideravelmente mas os juros do cartão não acompanham", critica Godoi. Ele diz que o descompasso ocorre principalmente por causa do risco de inadimplência, que na modalidade está em 39,2%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.