Unifor firma parceria com empresa de TI

Centro Global de Entrega de Serviços da Softtek oferecerá treinamento e geração de empregos a alunos

Escrito por Redação ,
Legenda: A CEO Global da Softtek, Blanca Treviño, assinou contrato de parceria com a Unifor, sendo recebida pelo chanceler Airton Queiroz
Foto: fotos: natinho rodrigues/ares soares

Em reunião realizada na manhã de ontem, a Universidade de Fortaleza (Unifor) firmou contrato de parceria com a Softtek, fornecedora global líder no mercado de Tecnologia da Informação (TI), para a criação do novo Centro Global de Entrega de Serviços da empresa, no campus da instituição de ensino. O evento contou com a presença do chanceler Airton Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz, além da CEO Global da Softtek, Blanca Treviño.

O Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza também ingressam como apoiadores da iniciativa. A estrutura será responsável pelo treinamento, capacitação e desenvolvimento do espírito empreendedor de estudantes e profissionais de tecnologia da região.

Espera-se que até 2018 sejam geradas 1.700 oportunidades de trabalho na área, abrindo espaço para o crescimento do mercado de tecnologia local.

"Estamos com um projeto que será realizado em duas fases. A primeira é a geração de capacidades. Por meio da estrutura da Unifor, queremos utilizar a propriedade intelectual e o talento dos alunos para desenvolver os trabalhos em tecnologia, pois a nossa principal matéria-prima são as pessoas. A segunda fase, que ocorre de forma quase paralela, será a implantação do Centro de Serviços em Tecnologia da Informação. Vamos seguir um modelo que já implantamos em outros países do mundo", conta Miguel Saldivar, presidente e CEO da Softtek no Brasil.

Fortaleza terá a segunda unidade da Softtek no Brasil, depois de São Paulo. "Há um ano, já víamos a necessidade de um novo centro no Brasil. Ao optar pelo Nordeste, fizemos uma avaliação de talento e capital humano local. Mas o fator determinante foi o relacionamento e as boas referências que já tínhamos da Unifor, que foi decisivo para a nossa escolha por Fortaleza. A intenção é que até 2018 este seja o nosso mais importante centro do País", declara Saldivar.

Parceria

Com a parceria firmada, a Softtek entrará como responsável pela geração de empregos, atração de clientes, execução de projetos e treinamento dos estudantes. Os governos estadual e municipal deverão fornecer incentivos fiscais e financiamento de projetos de pesquisa. A Unifor providenciará a infraestrutura física para os cursos, com laboratórios de capacitação equipados. "A implantação do novo centro no campus da nossa instituição trará impactos bastante relevantes para toda a comunidade acadêmica e para a sociedade, uma vez que propiciará o desenvolvimento de projetos e pesquisas inovadores", ressalta Fátima Veras, reitora da Unifor.

A fase de capacitação contará com treinamentos voltados aos alunos do terceiro e quarto anos de cursos como Tecnologia, Administração de Empresas, Contabilidade e Recursos Humanos da Unifor. Profissionais recém-formados também poderão ser contratados, como trainees. No primeiro ano do projeto estão programadas 18 turmas.

"Nosso propósito é oferecer ao aluno contato com a prática, em uma empresa referência na área de Tecnologia da Informação. O aluno se tornará um profissional mais focado e qualificado na área que escolheu. Além disso, a abrangência de cursos é grande. Áreas como Saúde, Gestão e Direito também poderão ser aproveitadas", salienta Antônio Roosevelt Chaves, diretor do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da Unifor.

O convênio trará ainda benefícios para a cidade de Fortaleza, conforme explica Robinson de Castro, secretário municipal de desenvolvimento econômico.

"A Prefeitura quer fomentar a criação de parques tecnológicos em Fortaleza. Vamos dar todo o apoio à iniciativa, desde a concessão dos incentivos fiscais para empresas de base tecnológica à mão de obra especializada que será absorvida pela empresa. Temos uma economia forte no comércio e no turismo, mas queremos ampliar a área de tecnologia e inovação para gerar um incremento na economia".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.