União Europeia tem interesse em energia do CE

Empresas do velho continente estão na Capital participando de evento internacional e rodadas de negociações

Escrito por Levi de Freitas - Repórter ,
Legenda: Pela primeira vez, o Matchmaking em Energias Renováveis no Brasil saiu de São Paulo e foi realizado em Fortaleza, prospectando negócios
Foto: Foto: Saulo Roberto

O potencial de geração de energias limpas do Ceará atrai olhares do mundo todo. Especificamente, a União Europeia enxerga o Estado como um atrativo reduto para investimentos, apesar da crise político-econômica que o Brasil enfrenta nos últimos anos. O líder de equipe da Low Carbon Business Action Brazil (LCBA), Joachin Eissler, definiu o momento como "grande oportunidade" para o Ceará.

Ontem, teve início no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, a oitava edição do Matchmaking em Energias Renováveis no Brasil. Pela primeira vez o evento deixou São Paulo e desembarcou na Capital cearense, na esperança de fomentar negócios envolvendo energias renováveis.

"O Estado do Ceará é muito importante para o setor da energia renovável. O enfoque do evento é energia eólica e biomassa. Também temos acontecendo em Fortaleza uma feira sobre o tema, que é outra oportunidade para nossos participantes fazerem contatos com empresas. Os participantes são do Brasil e da Europa", citou.

O projeto LCBA foi fundado pela União Europeia e tem buscado incentivar o desenvolvimento de empresas e negócios voltados para as baixas emissões de carbono. Para o alemão Joachin Eissler, o Ceará é um dos maiores potenciais no Brasil para se investir. "Para o Estado do Ceará, esta é uma grande oportunidade. Há muitas empresas europeias interessadas em fazer negócios com o Brasil e com os estados que têm um bom ambiente para energia renovável".

O diretor presidente da Energy In, Custódio Miguens, que é português, endossou o argumento, elogiando as atratividades do Estado. "Tenho um bom conhecimento, já vivi no Brasil. Conheço bem o papel que o Estado do Ceará desempenha em energias renováveis e o potencial enorme que aqui existe. Historicamente, o Ceará foi o Estado precursor de renováveis no Brasil", disse.

Para o assessor técnico da Cluster Energía, Iñaki Gorriño, o apoio governamental no Ceará é parte importante para selar as parcerias. O basco, que representa uma associação de empresas com atuação em todo o mundo, diz que algumas delas estão de olho no Estado. "(São empresas) sobretudo do setor eólico. Temos detectado que o Ceará está sendo importante em energias renováveis e estamos convencidos de que, para haver projetos, é preciso haver conexões entre as empresas brasileiras e europeias. Porém, é muito bom ter um apoio público do lado do Brasil para facilitar as implantações dos negócios", apontou.

Hub

Outro fator positivo indicado pelo basco foi a chegada do hub da Air France-KLM/Gol e o projeto de parceria do Porto do Pecém com o Porto de Roterdã. A possibilidade de facilitar o deslocamento de itens pelo céu e pelo mar anima os empresários.

"Do ponto de vista das empresas, quando se planeja uma imersão em outro País, se analisa a logística. No caso de energia eólica, é importante (haver opções logísticas) pois há o movimento de componentes", disse.

Conforme Eissler, o empresariado ainda está ressabiado em relação à crise do País. Contudo, vislumbram dias melhores. "Muitas empresas estão esperando passar as eleições do Brasil no ano que vem para investir. Muitas estão mirando uma melhora de ambiente, estão interessadas no potencial que tem o País e o Estado, mas dizem que vão esperar um pouco, que (a crise) vai passar ano que vem", admitiu.

"As opiniões que ouvi de empresas associadas, já implantadas no Brasil, é que elas mantém suas apostas. Reconhecem a instabilidade política e também reconhecem o potencial do Brasil. O que tenho ouvido é que se deve seguir apostando no Brasil e confiar que a situação se estabilize", complementou o assessor técnico da Cluster Energía.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.