'Turbulência atual é passageira'

Escrito por Redação ,
Legenda: Para Levy, o País vive um momento de reforço das políticas fiscais e é importante reconhecer que as incertezas têm pesado na economia
Foto: FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Brasília. Com a alta do dólar, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ressaltou em evento na Escola de Administração Fazendária, que a turbulência é passageira. "Acredito que a turbulência do momento é passageira. Acredito que a economia vai retomar o caminho do crescimento", afirmou o ministro.

> S&P: Brasil pode perder grau de investimento

Para Levy, o País vive um momento de reforço das políticas fiscais e é importante entender a centralidade do ajuste e reconhecer que as incertezas têm pesado na economia. "Isso são fenômenos passageiros", disse.

O ministro frisou que as empresas têm se adaptado e algumas já encontram condição de voltar a crescer. "Muitos setores já têm avançado bastante nesse processo de ajuste, é um processo que tem alguns momentos difíceis". Levy disse ainda que a economia brasileira "é de preços flexíveis e com possibilidade de mobilidade de capital e recursos e que isso é essencial quando se está fazendo um ajuste".

Recuperação da receita

Em mais uma crítica aos parcelamentos que a Receita Federal possibilitava aos contribuintes, Levy afirmou que o órgão está fazendo "trabalho de recuperação da receita".

Ainda para o ministro da Fazenda, o Refis "deteriorou toda a parte da arrecadação" e também refletia uma alta carga tributária, mesmo com despesas crescentes. Com esse argumento, Levy justificou as medidas tomadas pela Receita para aumentar a arrecadação.

"A Receita precisa lançar recursos que, às vezes, têm consequências não favoráveis ao longo do tempo", disse. De acordo com Joaquim Levy, os chamados Refis foram frequentes nos últimos dez anos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.