Troca de marcas aumenta para driblar a inflação

Pesquisa identifica mudanças nos hábitos de compra relacionados a 16 categorias de produtos básicos

Escrito por Murilo Viana - Repórter ,
Legenda: A substituição de marcas foi declarada por 37% dos entrevistados que disseram ter alterado compras de sabão em pó; 34% em relação ao papel higiênico; 31% sobre o sabonete e 28% em relação à compra do xampu. FOTO: HELENE SANTOS

Com a crise, o consumidor vem adotando diversas estratégias para driblar a inflação e equilibrar seu orçamento. A substituição das marcas preferidas por outras com preços mais acessíveis, por exemplo, foi uma das medidas mais adotadas nos últimos seis meses, pelos consumidores de algumas categorias de itens de alimentação, como leite e óleo de soja; e de produtos de higiene pessoal e limpeza, como sabão em pó, sabonete, xampu, e papel higiênico. Essa foi uma das conclusões do levantamento realizado pela consultoria GfK, por meu de seu Painel de Consumidores Online.

Foram pesquisadas modificações de comportamento de compra relacionadas a 16 categorias de produtos básicos. A prática da substituição de marcas foi declarada por 37% dos entrevistados que disseram ter alterado algum comportamento de compra em relação ao sabão em pó; 34% em relação ao papel higiênico; 31% sobre o sabonete; 28% em relação à compra do xampu. Dentre os alimentos, 28% afirmaram trocar marcas de leite e 30% disseram estar fazendo o mesmo em relação ao óleo de soja. A pesquisa também aponta que, nos últimos seis meses, itens como as cervejas e as carnes bovinas estão entre os que mais motivaram mudanças no comportamento de consumo. Estes produtos passaram a ser adquiridos com menor frequência e em quantidades reduzidas, ao passo em que as promoções se tornaram decisivas na hora da compra.

Menor quantidade

Dentre os entrevistados que alteraram comportamentos de consumo em relação à cerveja, 68% afirmaram estar comprando a bebida em menor quantidade. A mesma situação foi registrada para as carnes bovinas.

O levantamento também mostra que 18% dos que disseram ter mudado algum hábito na compra da bebida alcoólica estão promovendo troca de marcas e 10% estão substituindo os estabelecimentos onde tinham o hábito de adquirir o produto por lugares que o oferecem a preços mais em conta.

Hortifrúti

No caso do tomate e cebola, que tiveram seus preços significativamente aumentados desde o início do ano até o período do campo da pesquisa, o consumidor - além de reduzir quantidade, a frequência das compras e buscar promoções - , intensificou ainda a busca por lojas ou canais alternativos que ofereçam preços mais vantajosos.

Em relação ao tomate, essa troca do local onde o alimento era adquirido a um valor mais caro por outro onde é vendido por um preço menor foi declarada por 17% dos consultados no levantamento. No caso da cebola, a proporção de troca do local de aquisição foi de 13%.

Marcas

De acordo com o diretor-presidente da GfK, Felipe Mendes, a pesquisa mostra que a dinâmica de cada categoria de produtos é determinada pelo seu uso no lar e também pela força das marcas que atuam nos segmentos.

"O varejo também sofre pressões competitivas importantes, não apenas entre bandeiras, mas especialmente entre formatos. Em tal situação, as estratégias por categorias devem ser objeto de discussão conjunta entre a indústria e o varejo", assinala Mendes. No levantamento realizado, foram feitas 367 entrevistas online, na última semana de julho de 2015.

Por classe

Do total de pessoas consultadas, 24% são consumidores das classe "A", 54% da classe "B" e 22% da "C", com idades entre 18 e 69 anos. As pessoas ouvidas na pesquisa são de todas as regiões do Brasil. O Sudeste, tem a maior proporção de participantes (46%). A fatia de consumidores do Nordeste corresponde a 22% do total.

Opinião do especialista

O que difere esta crise das anteriores

Este momento econômico tem sido um pouco diferente de outros momentos de crise. Desta vez, o que chamou a atenção foi a queda no faturamento dos supermercados, o que indica que além de mudar marcas, o consumidor está deixando de lado alguns produtos.

Aqueles produtos que ele considera como supérfluo, ele está deixando de comprar. O segmento de bebidas foi um que sofreu forte impacto. No caso das bebidas alcoólicas, essa redução vai aumentar ainda mais agora, por causa dos impostos que o governo vai aumentar.

O consumidor também está substituindo produtos, como o leite de caixa pelo de saco ou a carne bovina de primeira pela de terceira pela carne de frango. Tudo isto fez com que os supermercados perdessem faturamento nesse primeiro semestre de 2015, e isso a gente tem sentido no mercado local.

Alex Araújo

Economista

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.