Terminal de Juazeiro: leilão pode ficar para 2019

Escrito por Redação ,
Legenda: O Aeroporto de Juazeiro do Norte é um dos 13 incluídos no Programa Nacional de Desestatização para concessão à iniciativa privada

Fortaleza/ São Paulo. O calendário de concessões e privatizações federais este ano concentra no último trimestre operações que somam investimentos de R$ 45 bilhões. Para economistas e especialistas do setor de infraestrutura, no entanto, é pouco provável que esses leilões - que incluem o do Aeroporto de Juazeiro do Norte - de fato sejam realizados este ano.

Primeiro, porque a programação coincide com o período eleitoral, de grandes incertezas políticas. Também pesam contra os processos de audiência pública, auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) e trâmites burocráticos de licenciamento ambiental. Esse cenário deve empurrar o cronograma para 2019.

"Falamos de investimentos pesados e complexos, que demandam estudos aprofundados. O investidor precisa traçar cenários, mas ele nem sabe o que virá", comenta Paulo Lins, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre FGV). "Tudo vai parar perto das eleições".

Para Adriano Pires, presidente do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), parte dos projetos só tem chance de avançar no último trimestre do ano se houver candidaturas de peso à Presidência alinhadas aos planos do governo. "O calendário político vai ditar isso. Os investidores não são bobos. Tudo depende do candidato que estiver liderando as pesquisas".

Parcerias

A escala do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) prevê para o último trimestre a oferta de 13 aeroportos, seis rodovias e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia, que não tem a definição sobre onde será seu terminal portuário. O pacote pré-Natal traz ainda a privatização da Casa da Moeda, das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CEA Minas), da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg) e da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

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