Terminal capta cargas de algodão que iam para Santos

Escrito por Redação ,
Legenda: Porto do Pecém contou com um estande na Intermodal 2018, que aconteceu de 13 a 15 de março, em São Paulo
Foto: Foto: Pompeu Vasconcelos

O Porto do Pecém vai ser a porta de saída do Brasil de cargas de algodão produzidas na Zona Oeste da Bahia que antes eram embarcadas no Porto de Santos, e já mira captar cargas de carne de Tocantins, segundo revelou o presidente do terminal, Danilo Serpa. Os negócios foram fechados durante a Intermodal, maior feira de logística da América do Sul, que aconteceu de 13 de março até ontem, em São Paulo.

> Porto do Pecém voltará a exportar granito em abril 

"Isso coloca o Pecém em destaque pela competitividade para o Norte e Nordeste e também Centro-Oeste, pois com as carnes de Tocantins, podemos operar cargas que a gente não tinha no Pecém", afirmou. A operação de uma nova rota da Maersk, maior operadora de contêineres do mundo, vinda da Ásia pelo Canal do Panamá tendo o Porto do Pecém como único ponto de parada no País dentre todos os portos brasileiros foi apontado por Danilo Serpa como a principal razão dos novos contratos.

Com chegada semanal, às quartas-feiras, o navio deve, inclusive, beneficiar os produtores de frutas da Região.

"O pessoal das frutas, que não conseguia levar a produção do Nordeste para a Ásia (devido ao tempo que comprometia a qualidade do produto), já fechou diversas cargas para que, a partir de agosto, a gente possa atender a esse mercado", contou, valorizando o fortalecimento de antigas parcerias em operações do terminal cearense.

Oportunidades

O presidente do Porto do Pecém também contou que teve uma reunião com representantes do Porto de Roterdã e, segundo estimou, o anúncio da possível parceria com os holandeses deve ser feita pelo governador em até junho desse ano. Ele ainda reforçou a atuação do governo cearense em atrair mais parceiros e, que estes, atraiam ainda mais investimentos para o Estado.

Além disso, Serpa destacou as chances de mais negócios a partir da participação na feira Intermodal, na qual o Porto do Pecém contou com um estande. "Aqui, na Intermodal, tem mais de 22 países participando, os maiores portos do mundo, da China, Alemanha, Estados Unidos, Antuérpia, Roterdã... E é aqui que surgem grandes negócios para o desenvolvimento do nosso Estado", declarou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.