Tentativas de fraude ao consumidor caem 12,2%

A cada 14,8 segundos, há uma tentativa de fraude no Brasil, onde dados pessoais são usados por criminosos

Escrito por Redação ,
Legenda: A telefonia respondeu por 71.998 registros, totalizando 41% do total de tentativas de golpes realizados
Foto: Foto: Miguel Portela

São Paulo. O mês de novembro registrou 175.529 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude - Consumidor. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos no país.

O indicador apontou queda de 6,9% em relação a outubro de 2014, e de 12,2% em relação a novembro de 2013. No acumulado de janeiro a novembro deste ano houve uma queda de 7,1% no número de tentativas de fraudes, comparando com igual período do ano passado.

De acordo com economistas da Serasa Experian, a queda das tentativas de fraudes em novembro, comparado com outubro, decorreu pela menor quantidade de dias úteis no mês, 20 contra 23, pela a ausência de uma data comemorativa forte e pela baixa busca do consumidor por crédito. Essa redução na procura por crédito ocorreu devido o menor grau de confiança do consumidor e os juros mais elevados.

Em novembro, a telefonia respondeu por 71.998 registros, totalizando 41% do total de tentativas de fraude realizadas, queda em relação aos 45,8% registrados pelo setor no mesmo mês do ano passado.

Serviços, bancos e varejo

O setor de serviços, que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral teve 54.284 registros, equivalente a 30,9% do total. No mesmo período de 2013, este setor respondeu por 27,8% das ocorrências.

Já o setor bancário foi o terceiro do ranking em novembro deste ano, com 32.927 tentativas, 18,8% do total. No mesmo mês de 2013, o setor respondeu por 17,6% dos casos.

O segmento varejo teve 13.050 tentativas de fraude, registrando 7,4% das investidas contra o consumidor em novembro, ligeira alta em relação aos 7,2% observados em novembro do ano passado. O ranking de tentativas de fraude é composto ainda por demais segmentos, correspondendo a 1,9% do total de tentativas de fraudes.

Principais Golpes

Entre as principais tentativas de golpe apontadas pelo indicador da Serasa Experian estão:

1. Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada.

2. Financiamento de eletrônicos (Varejo) - o golpista compra um bem eletrônico usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima.

3. Compra de celulares com documentos falsos ou roubados.

4. Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a "conta" para a vítima. Neste caso, todos produtos oferecidos potencializa possível prejuízo às vítimas, como cartões, cheques e empréstimos.

5. Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada.

6. Abertura de empresas: dados roubados também podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de 'fachada' para a aplicação de golpes no mercado.

Golpes

Principais tentativas:

Emissão de cartão de crédito;
Financiamento de eletrônicos;
Compra DE celulares;
Abertura de conta bancária;
Compra de automóveis;
Abertura de empresas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.