Temer diz que não encaminhará proposta de aumento de IR

Em nota, foi informado que o o presidente apenas "fez hoje menção genérica a estudos da área econômica"

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Após avaliar que as declarações do presidente Michel Temer causaram mal entendidos, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) divulgou nota oficial nesta terça-feira (8), para esclarecer que a presidência da República "não encaminhará proposta de elevação do Imposto de Renda ao Congresso Nacional".
 
Mais cedo, em São Paulo, o presidente disse que equipe econômica do governo estuda uma alíquota maior para o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Ponderou, no entanto, que ainda não é o momento para isso. "Não há nada decidido", disse, após participar de evento da Fenabrave em São Paulo.
 
"O presidente Michel Temer fez hoje menção genérica a estudos da área econômica, que são permanentemente feitos. Esclarecemos que hoje esses estudos estão focados prioritariamente em reduzir despesas e cortar gastos, na tentativa obstinada de evitar o aumento da carga tributária brasileira. E com esse foco o governo federal continuará trabalhando", diz o texto da Secom. 
 
'Último caso'
 
Apesar da declação emitida por Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que aumento de imposto só vai ocorrer em último caso. O dirigente voltou a falar que há estudos, mas não há nada ainda definido sobre o tema e o governo tem até o próximo dia 31 para avaliar o que vai fazer para conseguir mais recursos e fechar o orçamento de 2018. 
 
"De fato existem no âmbito técnico do governo estudos diversos sobre impostos, inclusive o imposto de renda", disse o ministro a jornalistas após fazer palestra de uma hora em evento da Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias de veículos. "Aumento de imposto só em último caso", afirmou o titular da Fazenda.
 
Estes estudos, no entanto, ainda não foram levados para a avaliação de Meirelles, ele ressaltou aos jornalistas. "São meramente estudos preliminares", disse o ministro, destacando que entende a repercussão deste tipo de medida na população e é justo que a sociedade se posicione a respeito. "O governo não pode causar surpresas na população o tempo todo", disse o ministro.
 
Além de avaliar a alta do IR, Meirelles disse que há outras medidas em análise, incluindo corte de gastos públicos.
 
 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.