Telefonia lidera a insatisfação

Escrito por Redação ,
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Site que contabiliza queixas dos clientes apresenta telefônicas com maior número de reclamações no País

Sai ano entra ano e - assim como este jargão - a presença das operadoras de telefonia móvel no ranking das mais reclamadas na internet também já se tornou repetitivo no Brasil. Das seis primeiras empresas listadas no site http://www.reclameaqui.com.br, três delas são teles, e a liderança de 2011 ficou com a TIM Celular, a qual registrou 27.604 postagens contra si, de acordo com os dados atualizados na madrugada da última quinta (29) para sexta-feira-feira (30).

Contabilizando apenas os registros feitos por fortalezenses, os consumidores que se indispuseram contra a TIM somaram somente 31 reclamações até o dia 30 de dezembro - mês no qual ela foi novamente autuada e está sob ameaça de não poder vender chips no Estado a partir de janeiro deste ano.

Em relação ao contabilizado para o Estado do Ceará, o Reclame Aqui não disponibiliza a pesquisa por unidade da federação.

As outras teles que figuraram entre as seis mais reclamadas do site foram Claro (terceira colocada com 18.238) e OI Telefonia-Velox (sexta com 13.185).

Também atuando no mercado cearense, a Vivo Celular figurou entre as 12 empresas do ranking nacional das mais reclamadas, considerando os últimos 12 meses, com 9.323 postagens contra ela.

Sites de compra

Cada dia com mais audiência entre os brasileiros, os sites de compras on-line somaram nove entre os 20 listados pelo Reclame Aqui. Únicas do ramo entre as seis primeiras do ranking, as lojas de departamento virtuais Americanas.com e Submarino foram, respectivamente, segundo (26.795 registros - ameaçando o primeiro lugar da TIM) e quarto (14.508) lugares, onde também se destacou a Telefônica Speedy TV (14.121 e a quinta posição), a qual atua apenas no mercado de São Paulo.

Já há alguns anos servindo de referência aos consumidores on-line no Brasil, o Reclame Aqui ainda tem no seu ranking das mais reclamadas dos últimos 12 meses o Compra Fácil (12.575), o Peixe Urbano (9.168), o WalMart (9.091) e o Shop Time (8.755), além das lojas virtuais do Carrefour (7.115), do Ponto Frio (6.930) e do Extra (6.907).

Marketing virtual

Procurando adaptar as empresas à nova relação de consumo que se estabelece com a internet, companhias como a E.life auxiliam as firmar a partir de monitoração, análise da mídia gerada pelo consumidor e gestão de relacionamento em mídias sociais.

Em artigo publicado em sua página virtual (www.elife.com.br), os especialistas da E.life ressaltam a criação de pontos de relacionamento com os consumidores a serem postos em prática por empresas como as que figuram no ranking de mais reclamadas do Reclame Aqui.

Sobre esse contato com o cliente no meio virtual, especificamente o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), é defendido pela consultoria.

"Com as redes sociais e o novo poder do consumidor, o SAC se torna o novo Marketing. Isso ocorre porque as empresas ao fazerem atendimento nas redes sociais o fazem muitas vezes de forma pública. Ou seja, é como se eu falasse num auditório com um interlocutor, mas sob a presença atenta de toda a audiência", argumentam esses especialistas no artigo "Governança corporativa em redes sociais".

No estado

31 reclamações foram anotadas contra a TIM, a mais criticada, até 30 de dezembro de 2011, segundo dados computado pelo Reclame Aqui

ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA
REPÓRTER
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