Tarifa social para reduzir custos na conta de energia

Escrito por Redação ,
Legenda: Para migrar, o cliente precisa atender aos requisitos exigidos pela tarifa social e comparecer a uma unidade da Enel, munido de documentos específicos

Com a oscilação das bandeiras tarifárias e os vários compromissos financeiros que o início do ano traz, o consumidor de baixa renda pode optar pela tarifa social e reduzir a conta de luz. A adesão, segundo informa a Enel Distribuição Ceará, pode ser realizada durante qualquer período do ano, mas o usuário precisa levar a uma unidade da empresa CPF, documento de identificação, NIS (Número de Identificação Social) atualizado em até dois anos ou NB (Número do Benefício), além de estar atento aos requisitos necessários para realizar a migração.

"O cliente deve procurar a Prefeitura do seu município e fazer o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo", explica a empresa.

A Enel informa ainda que famílias com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham na residência pessoa com doença crônica, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos vitais que dependam da energia elétrica, além de Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social), para idosos ou portadores de deficiência também têm direito à tarifa social. Já aqueles que perderam esse benefício podem reavê-lo, se atender aos requisitos anteriores, fazendo o recadastramento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Negociação de dívidas

Na última temporada de renegociação de débitos promovida pela Enel no Estado, mais de R$ 22,3 milhões em dívidas dos consumidores foram renegociados, entre 27 de novembro a 29 de dezembro do ano passado. "Ao todo, a ação beneficiou 29.592 clientes de todo o Estado. A quantidade representa mais do que o dobro de negociações realizadas na última edição do feirão, quando houve 14.526 parcelamentos", afirmou a empresa em nota.

Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte lideraram o número de clientes que tiveram as dívidas renegociadas. Para tal, todos precisavam ter a fatura vencida há, pelo menos, 30 dias.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.