TAP aluga aviões para operar rota

Empresa ucraniana está sendo usada para voar entre a Capital cearense e Portugal. Usuários estão insatisfeitos

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com a empresa aérea, seis aviões foram comprados, mas um atraso na entrega resultou no problema de frota de aeronaves do TAP
Foto: Foto: Kiko Barros

O atraso na entrega de novas aeronaves têm levado a companhia aérea portuguesa TAP a cancelar voos e fretar aviões de outras empresas estrangeiras para garantir as rotas de longo curso já programadas no Brasil e em outros países. É o caso do voo diário Fortaleza/Lisboa, que, nas últimas semanas, está sendo operado pela companhia ucraniana Windrose.

A mudança, contudo, tem gerado reclamações de passageiros, que questionam a qualidade da empresa aérea contratada pela companhia portuguesa. "Isso já vem ocorrendo há algum tempo e vai continuar, pois os aviões que compraram não são suficientes para o número de rotas que abriram", afirma o usuário da TAP Luciano Machado.

De acordo com ele, após efetuar a compra do bilhete aéreo, recebeu, na última quarta-feira (23), um aviso prévio sobre a mudança de voo, informando que, agora, a operação seria realizada com a aeronave ucraniana. "No site da TAP informam que somente a partir do dia 17 de agosto que a empresa irá disponibilizar os seus aviões", lamenta o passageiro, que acredita ainda que a companhia aérea tem privilegiado outras rotas com aeronaves da própria empresa.

Preço alto

A cearense Idália Matos Leubner, que mora na Alemanha, também questiona o preço da passagem cobrado pela TAP. "Comprei uma passagem para Fortaleza por 1.280 euros. No entanto, quando embarquei vi que paguei por um voo da TAP, mas que o avião era de uma empresa low-cost (baixo custo)".

Preocupação

O descontentamento também é demonstrado pelo governo do Estado, que se diz preocupação com a situação. Segundo Bismarck Maia, titular da Secretaria de Turismo do Ceará, o governo contactou, na última semana, a diretoria da empresa solicitando uma solução para o problema. "Mostramos o descontentamento dos usuários e fomos informados que em meados de agosto tudo estaria resolvido. Contamos então que novos aviões, mais modernos, comecem a ser utilizados no próximo mês", diz.

Nova frota

Através de nota, a TAP informou que contratou seis aviões Airbus para acrescentar à frota, dois A330 para os voos de longo curso, dois A319 e dois A320 para o médio curso. Contudo, "devido a razões totalmente alheias à vontade da TAP ocorreu um atraso na entrega dos novos aviões, o que obrigou a uma reprogramação dos meios disponíveis", esclarece a empresa, garantindo que está avisando os passageiros em casos de voos que possam ser realizar em equipamentos e com tripulações que não pertencem à companhia. Conforme a empresa, os novos aviões devem começar a operar ainda no próximo mês.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.