Swissport instala base em Fortaleza em maio

Empresa realizará o manejo de cargas dos voos operados pela Air France-KLM na Capital para Amsterdã e Paris

Escrito por Redação ,
Legenda: Nova base da empresa de logística vai contar com sete colaboradores, entre os quais cinco agentes de carga, um supervisor e um profissional administrativo

A empresa multinacional Swissport vai inaugurar, em maio, uma nova base no Aeroporto Internacional Pinto Martins, ou Fortaleza Airport, para realizar o handling (manejo) de cargas dos voos operados pela Air France-KLM na Capital para Amsterdã, na Holanda, e a Paris, na França, a partir do dia 3 de maio. A empresa também vislumbra outras oportunidades de negócios com mais companhias aéreas no Aeroporto.

De acordo com a CEO da empresa no Brasil, Renata Darakjian, o crescimento do Aeroporto com a vinda da Air France-KLM em parceria com a Gol já é um fato que o fará um hub "altamente produtivo", que vai proporcionar um dinamismo econômico e logístico para todo o Norte e Nordeste. "Estamos bem felizes e otimistas por fazer parte desta transformação, que trará mudanças significativas na aviação e logística desta região tão importante", aponta.

Segundo informações da multinacional, a nova base vai contar com sete colaboradores, entre os quais cinco agentes de carga, um supervisor e um profissional administrativo. O escritório da Swissport fica na área da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) ao lado do Terminal de Logística de Cargas (TECA) do Aeroporto de Fortaleza.

No Brasil, a empresa atua com o handling de carga somente nos aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Galeão (RJ), tendo como clientes as companhias Air France-KLM, Alitalia, British Airways World Cargo, Cargolux Airlines International, Iberia e Royal Air Maroc (RAM). Esta última aérea já deu sinais de que pretende estabelecer uma rota direta de Casablanca a Fortaleza.

Suporte

Além de serviços de carga aérea, a Swissport também realiza o suporte às operações das aeronaves (ground handling) e à aviação executiva e serviços de Segurança da Aviação Civil (AVSEC), além de prover serviços de treinamento à comunidade aeroportuária. A multinacional está presente em 12 aeroportos brasileiros, gerando aproximadamente 5 mil empregos diretos.

Exportadores locais

Na próxima terça-feira (27), será realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) uma reunião do setor produtivo com a diretora de Carga Internacional da Air France-KLM, Renata Branco. A ideia é estabelecer um canal entre as empresas para aproveitar os voos para a Europa partindo da Capital para exportar produtos cearenses, principalmente oriundos do agronegócio.

Desde a concessão do Aeroporto de Fortaleza à Fraport, no ano passado, a expectativa da agricultura e pesca cearense é de que novas rotas e conexões no terminal sejam viabilizadas e, assim, o setor tenha as exportações pela via aérea impulsionadas, sobretudo de frutas, flores e pescados. Em setembro, o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado, Euvaldo Bringel, estimava que apenas 2% das exportações do setor aconteciam por aviões.

Mas, segundo ele, a expectativa é que, com novos investimentos previstos para o Aeroporto, esse percentual cresça e proporcione mais competitividade aos produtos cearenses no exterior. O incremento da malha aérea também poderia beneficiar itens que ainda não estão na pauta de exportações, entre as quais o atum, que ainda não vai para exterior ainda, mas é um negócio crescente no Ceará.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.