Soluções tecnológicas estão mais acessíveis no mercado

Com o aumento da demanda por novas tecnologias, empresas desenvolvem produtos para nichos específicos

Escrito por Redação ,

Antes restritas a empresas do varejo de médio e grande porte, por exigirem altos investimentos, as soluções em automação comercial estão sendo cada vez mais democratizadas no Brasil. A demanda de micros e pequenos negócios por tecnologias de software e hardware é crescente e deverá ser ainda maior nos próximos anos. Isso porque o investimento nessa área é fundamental para empresários que priorizam a excelência na gestão administrativo-financeira de suas atividades e sabem que as relações de consumo mudaram, não podendo mais ser pensadas fora do mundo digital.

>Parceria fortalece o comércio

>'Inova Varejo' incentiva a utilização de ferramentas

"Nos próximos três anos, as empresas que não apostarem em novas tecnologias dificilmente vão sobreviver no mercado. Os investimentos em automação, no comércio, estão deixando de ser vistos como uma obrigatoriedade e passando a ser fundamentais para os empresários que têm foco na gestão e inteligência de seus negócios", analisa o vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS, Eros Jantsch.

O executivo lembra que, no varejo brasileiro, mais de 3 milhões de estabelecimentos são micros e pequenas empresas, concentradas, principalmente, no setor de vestuário. No atual momento econômico do País, que já é responsável pelo fechamento de milhares de lojas em todos os estados, elevando a taxa de desemprego, as ferramentas tecnológicas são importantes alternativas para amenizar os impactos gerados pela crise.

"Infelizmente, muitos empresários não estão preocupados em modernizar seus negócios. Boa parte ainda gerencia as atividades pela conta bancária, observando se o dinheiro está aumentando ou não. É aí onde mora o perigo. O mais importante é conhecer o perfil do cliente, de forma coletiva e individual. A tecnologia pode ajudar nesse sentido. O consumidor está muito mais exigente", observa

Mudança

Por outro lado, Jantsch diz que esse comportamento está mudando aos poucos no varejo nacional, principalmente, entre os empreendedores de 25 a 40 anos de idade. Ele destaca que, devido à crise econômica, vários profissionais qualificados perderam seus empregos e aproveitaram para abrir o próprio negócio. São atividades que já nasceram conectadas às novas tendências do comércio, aumentando a competitividade no mercado.

"Pelo computador, tablet ou celular, na palma da mão, já é possível acessar todos os dados da loja graças a essas soluções para o varejo. Hoje, está muito mais fácil para o empreendedor adquirir uma tecnologia de ponta a fim de melhorar a gestão do seu negócio. Se até pouco tempo atrás, para conseguir uma solução completa em hardware e software, era preciso desembolsar, em média, R$ 3 mil de início e pagar mensalidades de R$ 150 pelo produto, atualmente, não é necessário mais esse investimento inicial, e o valor mensal varia de R$ 199 a R$ 289", afirma Jantsch, se referindo a produtos desenvolvidos pela TOTVS.

Integração

Neste ano, a empresa passou a oferecer uma solução completa em automação comercial, na nuvem, para micros e pequenos negócios, focadas em diferentes nichos do comércio, como lojas, bares e restaurantes e food trucks. A nova tecnologia integra o software de gestão da TOTVS, o Fly01, voltado para empresas de pequeno porte, e o hardware da Bematech, desenvolvido para garantir mobilidade ao estabelecimento, o Bemacash.

O Bemacash Vestuário, por exemplo, permite o registro e a separação dos produtos por cores e tamanhos. Já o Bemacash Bar e Restaurante possibilita a gestão das mesas e do balcão. Os sistemas são embarcados em um tablet Android. O produto conta com controle de estoque, além de um meio eletrônico de pagamento que atende às legislações para a emissão da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e), da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do SAT Fiscal.

A tecnologia é comercializada em um modelo Software as a Service (SaaS), permitindo o acesso à solução por meio de um aluguel mensal, eliminando a compra de equipamentos. De acordo com Eros Jantsch, a demanda do mercado pelo produto está alta, pois a TOTVS reúne todas as necessidades dos pequenos empreendedores em um único fornecedor.

"Nosso objetivo é fortalecer a presença da companhia entre as mais de 6,4 milhões de empresas desse porte no Brasil por meio de soluções completas e especializadas nos diferentes setores e subsegmentos em que atuam", afirma o executivo, informando, sem querer divulgar as estatísticas, que a região Nordeste concentra o maior número de clientes que adquiriram o software.

Opinião

Gestão foi aperfeiçoada

Sou proprietário da Virkus Churros, um food truck localizado no bairro Madalena, no Recife. Há cerca de 45 dias, comecei a melhorar a gestão do meu negócio graças ao Bemacash, software desenvolvido pela TOTVS. A ferramenta me permitiu saber, de forma simples e rápida, quais os tipos de churros são mais vendidos e quais os melhores dias e horários para comercializar meus produtos, entre outras vantagens. As informações fornecidas pelo software me ajudaram a mudar estratégias de marketing da empresa, realizando ações promocionais para atrair mais clientes, controlar melhor o estoque de produtos e as finanças do estabelecimento. A empresa foi inaugurada em um food park da cidade há cerca de um ano e vem crescendo mais em termos econômicos após a adoção do sistema. Os micros e pequenos empresários precisam investir mais nessas tecnologias, essenciais para que a gente tome decisões certas e gerencie o negócio da melhor forma possível. Como o Bemacash fornece informações precisas, consigo fazer mudanças na gestão de uma semana para outra. Por conta dos benefícios, vários colegas de profissão também aderiram à ferramenta.

André Vita

Empreendedor

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.