Só 18,76% com banda larga fixa no Estado

Apesar do número baixo, o Estado é um dos que possui maior índice de conexão do País, segundo a Anatel

Escrito por Redação ,
Legenda: Ao todo, foram 487.952 cearenses acessando a web via banda larga em junho, segundo balanço da Anatel
Foto: FOTO: TUNO VIEIRA

Longe da universalização que avança em serviços básicos como eletricidade e água encanada, a banda larga fixa - aquela conexão com a internet que não depende do telefone celular ou dos modems 3G e 4G - chega a apenas 18,76% do total da população no Ceará pelo que evidenciou ontem a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso implica que 81,24% dos cearenses optam pela inconstante internet móvel ou, pior, não estão conectados.

Ao todo, em números absolutos, foram 487.952 cearenses acessando a web via este tipo de conexão em junho, de acordo com o balanço da agência. A marca é a segunda maior do Nordeste, perde apenas para Pernambuco (484.888). No País, o número de pessoas chegou a 23,22 milhões pessoas, o que representa 35,53% da população brasileira.

Ofertada em 15 tipos diferentes de tecnologia, a banda larga fixa é comercializada no Ceará "por meios físicos confinados" - como cabo coaxial e fibras ópticas -, por satélite e por ondas de rádio terrestres.

Maior fornecedora

Entre as empresas, a Oi é a principal fornecedora por conta do comércio de telefonia fixa e também por empresas terceirizadas de tecnologia que alugam fibra óptica do governo do Estado - via Cinturão Digital - e também da Telebras, que possui cabos de fibra no Estado. A autônoma Cristiane Lopes, 28, dispunha de 15 Mb de internet banda larga quando morava em Fortaleza. Há pouco mais de um ano mudou-se para Aquiraz e teve de passar seis meses praticamente sem internet porque nenhuma conexão chegava até sua casa.

"Eu dependia do 3G do celular ", explica ela, que hoje divide uma conexão banda larga de 5Mb com o vizinho, velocidade máxima permitida na região onde mora.

O surpreendente - e decepcionante também - é que apesar de apenas essa pequena parte da população dispor de banda larga fixa em casa, o Ceará consegue ser um dos estados com maior índice de conexão do País, de acordo com a Anatel. Os 18,76% dos habitantes cearenses só perdem, falando em Nordeste, para os 21,16% do Rio Grande do Norte. Os demais sete estados da região estão abaixo desses índices, principalmente, o Maranhão - menor taxa de conexão via banda larga fixa do Brasil, com apenas 8,63% da população conectada a partir deste tipo de conexão com a internet.

No ranking nacional, o Ceará fica entre os nove com mais gente conectada, quando os mais conectados são Brasília (64,51% da população) e São Paulo (60,32%).

Base aumentou, mas pouco

Mesmo com o crescimento cada vez maior das conexões móveis - via smartphones, principalmente, e modems 3G e 4G -, a base de clientes da banda larga fixa também apontou expansão entre janeiro e junho deste ano em um ritmo crescente mês a mês.

No entanto, a adesão de novos usuários a este tipo de serviço no Ceará não foi tão expressivo e rendeu um aumento de apenas 5,75% entre o fim do ano passado e junho de 2014, período no qual saltou de 461.404 assinaturas para 487.952, segundo a Anatel. Os números, inclusive, passam longe dos 11,25 milhões de conexões móveis registradas no mesmo mês no Estado e pela mesma agência.

ENQUETE

Que tipo de conexão você utiliza?

"Acesso internet pelo celular, usando o 3G, mas é muito ruim, em pouco tempo, a conexão fica lenta. Quando preciso ficar mais tempo na internet, vou na casa de uma amiga que tem banda larga"

Maryvane Teles, 45
Auxiliar administrativo

"Em casa tenho banda larga de 15Mb há cerca de cinco anos. No início, a conexão era boa, mas nos últimos dois anos está oscilando bastante. Mesmo assim, consigo acessar o que preciso e fazer downloads"

João Paulo da Costa Santos, 24
Universitário

Armando de Oliveira Lima
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.