Smith e Lima Jr. cotados para presidir a ZPE

Atualmente, quem está à frente da ZPE é a executiva Marly Quixadá, que foi nomeada em dezembro

Escrito por Redação ,
Legenda: O principal cargo público assumido por Roberto Smith foi a presidência do Banco do Nordeste
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

O governador Camilo Santana pretende divulgar o nome do novo titular da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará na primeira quinzena deste mês. Estariam sendo cotados para assumir o cargo o ex-presidente da Agência do Desenvolvimento do Estado (Adece), Roberto Smith, e o ex-diretor de infraestrutura e gestão portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mário Lima Júnior.

Conforme o Diário do Nordeste apurou com uma fonte ligada ao governo estadual, que preferiu não ser identificada, a escolha entre Smith e Lima Júnior está sendo difícil, pois os dois nomes "têm capacidade e experiência para estar à frente da presidência da ZPE".

Atualmente, a responsável pela Empresa Administradora da Zona de Processamento é Marly Quixadá, que também acumula o cargo de diretora comercial do empreendimento.

Roberto Smith é graduado em Administração de Empresas e em Economia. Tem especialização em Economia Regional e Urbana, além de mestrado, doutorado e pós-doutorado em Economia. O principal cargo público assumido por ele foi a presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Ficou à frente da instituição por oito anos, quando deixou a função em junho de 2011. Também foi titular da Adece no governo Cid Gomes.

Mário Lima Júnior é graduado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Segurança do Trabalho. No governo Tasso Jereissati, foi subsecretário do Desenvolvimento Econômico. Também foi secretário executivo da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), diretor de desenvolvimento comercial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) e diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da CDC.

Divulgação

"O nome (Marly Quixadá) que está hoje é o que vinha desde o governo passado. Nós vamos botar um nome novo na ZPE. No início deste mês, a gente vai divulgar", disse Camilo Santana, na última terça-feira (30), no lançamento do Plano Safra Agricultura Familiar 2015-2016, no Palácio da Abolição.

Questionado se o governo já tinha em vista alguma pessoa para assumir a presidência da ZPE, o chefe do Executivo estadual afirmou apenas que estava discutindo o assunto com secretários estaduais. "Não tem como adiantar um nome, até porque eu ainda não sei quem é", informou o governador.

A definição do novo presidente da ZPE é prioridade para o governo começar a traçar estratégias no sentido de acelerar o processo de expansão do equipamento, localizado no Cipp, em São Gonçalo do Amarante.

De acordo com o deputado federal Antonio Balhmann, novo titular da Assessoria de Assuntos Internacionais (AII) do Estado, a indústria calçadista será um dos principais focos para fortalecer a ZPE, que é vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará. "Precisamos de uma definição (do novo presidente) para começarmos a trabalhar para dinamizar a área do Pecém", declarou Balhmann, no último dia 28.

A titular da SDE, Nicolle Barbosa, disse recentemente que o projeto de ampliação da ZPE encontra-se em fase conclusiva na Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). Segundo ela, o equipamento está recebendo uma atenção especial em sua gestão, "com ações de planejamento, no campo estratégico e operacional, além de uma interação com as empresas lá instaladas, a Receita Federal e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic)".

Sobre o empreendimento

Inaugurada oficialmente em agosto de 2013, na gestão do governador Cid Gomes, a ZPE Ceará foi a primeira do País a entrar em operação. Atualmente, possui três empreendimentos de médio e grande porte em instalação: a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), a Vale Pecém e a White Martins. Com uma área total de 4.271,41 hectares, a ZPE é um distrito industrial, onde as empresas localizadas nela operam com isenção de impostos e liberdade cambial.

Raone Saraiva
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.