Sistema de comunicação do metrô custa R$ 28 mi

A novidade tem como meta possibilitar mais agilidade e precisão na comunicação interna entre trens

Escrito por Redação ,
Legenda: Através de mensagens gravadas ou alertas ao vivo, será possível, por exemplo, comunicar aos usuários a existência de eventual imprevisto
Foto: Foto: Kid júnior

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) assinou, nesta semana, a ordem de serviço para implantação do sistema de telecomunicações da Linha Sul do metrô de Fortaleza. A informação foi divulgada ontem pela própria companhia. Segundo o Metrofor, o investimento tem como objetivo garantir agilidade e precisão na comunicação interna entre trens, estações e o Centro de Controle e Operações (CCO). O valor global do contrato com o consórcio vencedor, chamado Comunicação Metrofor, é de R$ 28,77 milhões.

O consórcio é formado pelas empresas ACE Systems Soluções em Tecnologia da Informação LTDA, Hitech Tecnologia e Sistemas e Tecbrás Engenharia. A instalações e montagens dos equipamentos têm prazo contratual de dois anos e meio.

A companhia destaca que o sistema de telecomunicações é importante na transmissão de informações para os passageiros, dentro dos vagões e estações. No contrato, informa, está prevista a implantação do subsistema de sonorização, que funcionará através de caixas de som instaladas dentro das TUEs (trens unidade elétrico) e nas estações do metrô. Através de mensagens gravadas ou alertas ao vivo, será possível comunicar aos usuários a existência de eventual imprevisto, fornecer informações gerais, programação de trens e mensagens institucionais.

Subsistemas

Conforme foi divulgado pelo Metrofor, o sistema de telecomunicações inclui, ainda, o subsistema de circuito interno de TV. Atualmente, já existem câmeras que captam imagens dentro dos trens. Porém, com a implantação do sistema de telecomunicações, o registro dessas imagens integrará o monitoramento constante das atividades e ocorrências no metrô de Fortaleza.

A previsão é que, dentro do CCO, haja telões para acompanhar as imagens em tempo real. É previsto, ainda, a implantação de painéis eletrônicos nas plataformas, fornecendo informação visual sobre horários dos trens e sentido do deslocamento.

Cronometria

O subsistema de cronometria, que também está previsto no pacote de telecomunicações, será responsável por acompanhar o tempo de deslocamento de cada trem, fornecendo informações em tempo real para o relógio de cada estação da Linha Sul.

De acordo com a companhia, outro subsistema previsto é o de radiocomunicação, que será importante na troca de mensagens entre os funcionários do metrô - nas estações, no CCO, no Centro de Manutenção - bem como entre os agentes de segurança. Implantado o pacote de telecomunicações, todos os registros de som (que passam pelo CCO) e de imagens ficarão arquivados em um banco de dados.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.