Sine/IDT prevê 46,4 mil vagas no 2º semestre

Meta representa crescimento de 6% na quantidade em relação aos primeiros seis meses deste ano

Escrito por Murilo Viana - Repórter ,
Legenda: O IDT tem como metas para o período a realização de 553 oficinas de orientação para o trabalho, com 10.517 participantes; e o atendimento a 85.558 trabalhadores requerentes do seguro-desemprego formal
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

O desemprego, que tanto vem afetando os cearenses, deve arrefecer nos próximos meses, e um dos fatores favoráveis à mudança é o crescimento das chances de colocação no mercado. O Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT) tem como meta captar e oferecer, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), 46.453 vagas durante o segundo semestre deste ano no Estado. Isso representa uma expectativa de crescimento de 6% em relação à quantidade de oportunidades dos primeiros seis meses de 2016 (43.814). Atualmente, existem 1.262 vagas ofertadas por meio do Sine/IDT.

>Mudanças na CLT devem ter "ampla discussão"

Os dados foram apresentados ontem, em coletiva realizada na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE-CE). As vagas visadas para a segunda metade do ano devem surgir principalmente no setor de serviços e na indústria, sobretudo na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e em municípios com forte atuação da atividade industrial, como Itapipoca, Sobral, Russas e Cascavel.

"A indústria passou por um ajuste por muito tempo. Chega um momento em que ela tem que produzir. Até porque já queimou-se o estoque do comércio. Há a necessidade de se ter produtos novos e lançamentos, por conta da demanda do comércio", salienta o presidente do IDT, Gilvan Mendes.

"Tranquilidade maior"

O superintendente do Trabalho no Ceará, Afonso Cordeiro, defende que o setor privado está mais confiante no governo atual e isso motiva mais investimentos e o crescimento na oferta de vagas de trabalho. "Há uma tranquilidade maior com essa troca de governo. O mercado está acreditando mais nas políticas públicas implementadas pelo governo federal", afirma referindo-se ao governo do presidente interino Michel Temer.

Já a meta de colocação de pessoas no mercado de trabalho no IDT para o segundo semestre deste ano está 1% menor em relação ao que foi registrado no primeiro. De janeiro a junho deste ano, foram 30.587 colocações, frente às 30.268 projetadas para o período que vai de julho a dezembro.

Isso significa que o objetivo inicial do Instituto propõe uma queda na taxa de aproveitamento (proporção de pessoas que foram empregadas em relação à quantidade de vagas disponibilizada) de 69,8% para 65,1%. O Instituto, entretanto, tem a expectativa de bater as metas previstas para o semestre, números que correspondem aos registrados nos últimos seis meses do ano passado. Com relação aos 12 meses de 2015, foi registrada uma taxa de 66%, acima da média do Nordeste (53%) e mais que o dobro da média nacional (28,5%) para o período.

O IDT também tem como metas para o segundo semestre deste ano a realização de 553 oficinas de orientação para o trabalho, com 10.517 participantes; e o atendimento a 85.558 trabalhadores requerentes do seguro-desemprego formal.

No período de julho de 1998 a maio de 2016, que marcam 18 anos de atuação do IDT, foram colocados 1.220.410 trabalhadores no mercado de trabalho do Ceará (média de 67.800 por ano), dos quais 21.227 foram pessoas com deficiência. Para isso, o Instituto captou 1.655.947 vagas no período. A taxa de aproveitamento foi de 74%.

Desemprego na RMF

A melhora na situação do mercado de trabalho também deve se manifestar na Pesquisa do Emprego e Desemprego (PED), com nova queda na taxa de desemprego da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) pela segunda vez consecutiva, afirma o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS), Josbertini Clementino. O índice atingiu 13,6% em abril, caiu para 12,9% em maio e esperada uma nova retração em junho. Segundo ele, a mudança na trajetória do desemprego é justificado pela retomada na atividade econômica, e um dos motivos é a melhora no consumo.

"Só neste mês, no Estado do Ceará, dois novos recursos chegam com muita força: a primeira parcela do 13º salário do funcionalismo público e o aumento do Bolsa Família (média da 12,5%)", defende.

Conteúdo complementar

Confira a lista com os endereços e telefones de cada uma das unidades do Sine/IDT que estão localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior

Http://bit.Ly/unidadessine

dsa

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.