Shoppings miram festas de fim de ano para retomar as vendas

Consumo menor no primeiro semestre deste ano não intimida centros comerciais da Capital

Escrito por Redação ,
Legenda: Otimismo para o segundo semestre é total entre os centros comerciais de Fortaleza, que acreditam em incrementos nas vendas e na movimentação neste período
Foto: Foto: JL Rosa

A redução no ritmo de consumo, resultante da postura mais cautelosa do cearense face ao cenário de crise nos mercados brasileiro e mundial, não desanimou os shoppings de Fortaleza, que apostam no crescimento das vendas, no segundo semestre do ano, impulsionado principalmente pela aproximação das festas de fim de ano.

Leonardo Franco, superintendente do Shopping Parangaba, afirma que o Shopping tem alcançado bons resultados ao longo de 2015, o que indica um segundo semestre e um fim de ano promissores. "Nesse semestre já registramos o crescimento de 20% no número de vendas e de 25% em público em relação ao mesmo período de 2014. A expectativa é que de julho a dezembro, o (shopping) Parangaba alcance R$ 300 milhões em vendas", projeta.

RioMar

No RioMar Fortaleza, o superintendente Gian Franco também aguarda o incremento das vendas no shopping no segundo semestre de 2015. Além da sazonalidade natural do varejo no período, ele informa que o shopping investirá em eventos de entretenimento e cultura para movimentar o fluxo de pessoas no empreendimento e consequentemente incrementar as vendas.

"Estamos trazendo um grande evento para este semestre: O Museu do VideoGame Itinerante, de 5 a 20 de setembro, reunindo mais de 200 consoles em uma exposição gratuita que revive 40 anos da história dos games. Será das 10h às 22h, na Praça de Eventos 01", avisa sobre a aposta para atrair ainda mais o público durante este tempo.

Via Sul

A superintendente do Via Sul Shopping, Tatiane Gomes, está otimista em relação ao segundo semestre. "Em relação as vendas, historicamente o segundo semestre apresenta números mais expressivos do que o primeiro semestre do ano. Mesmo com a crise, acredito que não será diferente, a nossa projeção é de aumento de 4% nas vendas do shopping", estima. Segundo ela, o Via Sul investirá em torno de R$ 8 milhões na revitalização da praça de alimentação, banheiros, varanda gourmet e corredores de circulação.

Aldeota

No Shopping Aldeota, a expectativa do superintendente Oscar Cesarino é que as vendas do fim de ano mantenham o mesmo padrão do ano passado. "O shopping Aldeota já vislumbra uma abertura no cenário de consumo devido ao período em que o cliente ficou com o consumo retraído", estima. Segundo ele, os lojistas também estão fazendo sua parte, utilizando estratégias como descontos, parcelamento atrativo, lançamento de coleção, dentre outras opções para atrair clientes.

Benfica

Ainda sem sentir os efeitos da crise, o Shopping Benfica também aposta que o desempenho no segundo semestre será semelhante ao de 2014.

"O Shopping nasceu num cenário de crise. Então, temos expertise neste tema. Além disso, sempre temos uma postura otimista. Embora haja uma indefinição no mercado, a gente aguarda resultados pelo menos iguais aos do ano anterior", resume a superintendente Marcirlene Pinheiro.

Del Paseo

O superintendente do Shopping Del Paseo, Eizon Távora Said, afirma esperar "uma melhora significativa (nas vendas) quanto mais próximo estivermos das festividades de final de ano, principalmente pelos investimentos em ações e infraestrutura que o shopping e seus lojistas estão programados para realizar com a chegada do Natal".

North Shopping Jóquei

No North Shopping Jóquei, a coordenadora de marketing Lia Carvalho afirma que a expectativa é de "um crescimento significativo", mesmo admitindo uma possível redução no tiquete médio de compras.

"Pelo que vem crescendo, o North Shopping Jóquei espera até dezembro um aumento de 20% no fluxo de pessoas e mais de 35% no fluxo de vendas. Isso acontece porque o mix de lojas do shopping vem crescendo muito e até o fim do ano teremos a praça de alimentação toda preenchida e algumas lojas inauguradas", afirma.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.