Shoppings ganham 82 novas lojas e quiosques

Novas unidades vêm sendo instaladas desde outubro, já de olho na movimentação para as compras de fim de ano

Escrito por Redação ,
Legenda: Novas lojas serão instaladas nos shoppings até dezembro
Foto: Foto: Fabiane de Paula

Contrariando a tendência do atual cenário econômico, de crise e aperto financeiro, os shopping centers de Fortaleza estão com dezenas de novos investimentos para o fim de 2015. A perspectiva dos empreendimentos é de que 82 novos pontos comerciais, entre lojas e quiosques, sejam abertos no período de outubro a dezembro deste ano. A aposta dos lojistas pelos centros comerciais é justificada pelo grande fluxo de pessoas que passam diariamente pelos espaços, além da segurança e climatização do ambiente.

O presidente da Associação dos Lojistas de Shoppings Centers do Ceará (Aloshop CE), Abílio do Carmo, esclarece que o aumento do número de lojas inauguradas decorre, em parte, da recente expansão de alguns shoppings da Capital, como o Iguatemi e o RioMar Fortaleza. Mesmo com perspectiva do início de novas operações, a Associação vem alertando ao lojistas. "A gente tem recomendado a todos os comerciantes muita cautela e muito trabalho neste momento, porque a crise pegou todo mundo", afirmou.

Carmo ressalta que o shopping se tornou "uma ilha de segurança" para o empreendedor neste momento, o que incentiva os lojistas a ancorarem seus negócios nos estabelecimentos.

Entretanto, apesar da abertura de novas operações, muitos estabelecimentos, ou mesmo cadeias de lojas, estão fechando unidades peo País devido à queda nas vendas.

"O que não está acontecendo é o consumo, mas ainda há uma esperança com a proximidade do Natal. As decorações dos shoppings estão belíssimas, a mídia está forte, muitas promoções boas estão sendo oferecidas, com passeios, carros, viagens, etc", ressalta o presidente da Aloshop CE.

Iguatemi

No Iguatemi, três lojas foram inauguradas entre outubro e novembro: a Colcci, a Vivo e a Loja do Bem. A previsão é de que mais dez lojas iniciem suas atividades no shopping até dezembro deste ano: Vyvedas, Macavi, Na Hora, Paulino's, R.Ximenes, Texas Grill, Burger King, Guess, Lôcean e Outer.

"Atualmente, temos quase 460 lojas e quiosques formando o mix mais completo de compras, serviços e entretenimento do Ceará. Ainda em 2015, novas operações com marcas internacionais e nacionais ampliarão as opções para os clientes e reservamos alguns espaços para futuras negociações", diz o superintendente do Iguatemi, Wellington Oliveira.

Rio Mar e Aldeota

No shopping RioMar Fortaleza, duas lojas foram inauguradas em outubro e a previsão é que até dezembro mais seis marcas se instalem. Todas as operações foram abertas em novas locações. As novas marcas são: Treviso, Cartório Postal, Triar (loja temporária), Over Music, Brooksfield, Donna, Take To Wok e BVC Câmbio. Já o Shopping Aldeota contou, em outubro, com a Livraria Acadêmica e deve inaugurar até o fim de dezembro a Datelli, o Mundo Verde, Cacau show e Postnet (serviços gráficos). A Datelli passou por um restauro, enquanto que as outras operações são novos investimentos do shopping.

Parangaba

O Shopping Parangaba lançou novas lojas recentemente. Em novembro, houve a inauguração da WQ Surf, IAP Cosméticos, Nação Rubro Negra, Bransk, Sapataria Nova, Comfort e do Instituto de Olhos do Ceará (Ioce).

O empreendimento também receberá, em dezembro, as lojas Athos e Majestik Kids, a Gelateria Trevo e o salão de beleza Donna Delle.

Benfica e Ancar Ivanhoe

De acordo com a superintendente Marcirlene Pinheiro, foram inauguradas oito novas lojas no Shopping Benfica, em outubro, que são: Litoraneus UV; Açaí Beat, Capitão Sorvete, Dolce Sabor, Alô Bijoux, Clubinho do Mar; EC Games; Fábrica di Chocolate. E a Sapataria Nova realizou uma obra de ampliação.

Já o gerente regional comercial da Ancar Ivanhoe, Mikael Pierre, ressalta que, nos quatro shoppings da rede, estão sendo trabalhadas a abertura de 13 lojas e quatro quiosques para este fim de ano e início de 2016. Entre elas estão as marcas: Rei do Matte, New Harmony, Polo Wear e também uma livraria. Para operação de quiosques serão aberturas três marcas para o início de 2016, incluindo a L'Occitane Au Brasil em três shoppings da rede. As novas lojas do North Shopping Fortaleza, Via Sul Shopping e no North Shopping Jóquei serão instaladas em espaços já disponíveis nos malls.

Já as operações do North Shopping Maracanaú serão todas em novos espaços da expansão. Além disso, estão chegando duas novas lojas no empreendimento, ambas localizadas no piso L3: Bless e Soyleh.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.