Shoppings: fluxo avança 4% no País

Escrito por Redação ,

O fluxo de pessoas em shoppings de grandes regiões do País teve alta de 4,4% em setembro na comparação com igual mês do ano anterior, maior variação em 24 meses. A movimentação de pessoas nesses centros de compras vem registrando aceleração no crescimento desde julho, quando avançou 1,6% ante igual mês de 2016 após não registrar nenhuma variação em junho de 2017 ante junho do ano passado. Em agosto, o fluxo também havia crescido 1,6% ante agosto do ano anterior.

A análise por tipo de shopping (perfil e competitividade) mostra que a variação foi positiva em todos os segmentos, embora a alavancagem tenha sido mais forte entre os shoppings que vinham sofrendo mais os efeitos da crise, que são aqueles que atendem um perfil de consumidor de menor poder aquisitivo (popular) e tem atuação mais local. O resultado foi divulgado ontem (16) pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo.

Regiões

No resultado para região, o Iflux é calculado para três mercados: São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Nessas três praças, de acordo com a pesquisa, os resultados foram bem diferentes, mas todos mostram desempenho positivo, inclusive o Rio de Janeiro, que pela primeira vez neste ano ficou estável.

Entre as três, Recife registrou o melhor desempenho, com crescimento de 14% no fluxo nos shoppings em setembro ante igual mês do ano anterior. Em São Paulo e região metropolitana, houve avanço de 6%, considerando a mesma base de comparação, após avanço de 3% em agosto ante igual mês do ano anterior. A variação para o Rio de Janeiro é considerada positiva porque, em setembro, a região saiu do patamar negativo registrado em todos os outros meses de 2017.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.