Seuma centralizará liberação de alvarás

Escrito por Redação ,

A partir da próxima segunda-feira (6), a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) disponibilizará, em seu site, a ferramenta de Consulta Prévia de Funcionamento. O serviço possibilita os interessados em criar um novo estabelecimento verificar se determinada atividade comercial pode ser exercida naquele logradouro. O site atual da Seuma é: www.fortaleza.ce.gov.br/seuma.

Para fazer a verificação, basta informar área do estabelecimento, área do terreno, área construída, nome, CPF, ramo de atividade, e inscrição do IPTU. Com esses dados, o sistema informará se será possível exercer sua atividade ali ou não. A secretaria ressalta - sem informar a data - que "em breve" será responsável por disponibilizar os alvarás de funcionamento, serviço realizado hoje pelas regionais.

Iniciativa bem-vinda

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Ceará (Sescap-CE), Daniel Coêlho, a nova ferramenta facilitará a escolha por locais onde iniciar novos negócios e evitará perdas que empresários acabam tendo ao serem surpreendidos com a impossibilidade de se instalar onde planejavam.

"Acontece muito de a pessoa começar a abrir uma empresa e só depois ficar sabendo que não pode ter a empresa dela ali. Aí, o que ela já investiu acabe sendo perdido", comenta.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.