Setor de serviços sobe 11,6% no CE

Escrito por Redação ,

Fortaleza/Brasília. O setor cearense de serviços apresentou um avanço significativo em dezembro do ano passado, quando registrou crescimento de 11,6% ante igual período de 2013, a segunda maior alta entre todas as unidades da federação, atrás apenas da Bahia (17,4%).

O bom resultado de dezembro ajudou o Ceará a fechar 2014 com avanço de 8% no setor de serviços, acima da média nacional, de 6%, a menor taxa para este indicador desde o início da série histórica, em 2012. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada ontem pelo IBGE.

Atividades

No País, entre os cinco grupos de atividade, apenas os serviços de informação e comunicação registraram queda no acumulado do ano: -1,2%. No mesmo período, a atividade também apresentou queda no Ceará (-0,8%).

Ainda no acumulado do ano, os serviços prestados às famílias apresentaram um crescimento de 22,3% no Ceará. Outros serviços (28,9%), transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (7,6%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (6,3%) também avançaram no Estado.

Tendência nacional

Segundo o IBGE, de um modo geral, o setor nacional de serviços foi marcado por uma forte desaceleração em 2014, já que o crescimento nominal em relação a 2013 foi menor do que os 8,5% de expansão na taxa acumulada de 2013 ante 2012. O Ceará e seus bons resultados, assim, acabaram sendo exceção.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.