Setor atacadista local cresce 14,1%; Brasil avança 7,3%

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com dados da Abad, em 2014, o setor faturou R$ 211,8 bilhões em todo o território nacional

O setor atacadista e distribuidor do Ceará voltou a mostrar porque é considerado um dos mais importantes do País. De acordo com dados do Ranking Abad/Nielsen 2015 - Ano Base 2014, os agentes de distribuição do Estado alcançaram crescimento nominal - sem os efeitos da inflação - de 14,1% no ano passado, na comparação com 2013. Trata-se d o melhor resultado do Nordeste, que, por sua vez, também foi a região que mais se destacou no Brasil, com avanço de 11%.

Segundo a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), o setor faturou, como um todo, R$ 211,8 bilhões em 2014, registrando, assim, um crescimento nominal de 7,3%. "O Ceará conquistou uma média ainda maior do que a do País porque tem uma das melhores redes de distribuição entre todos os estados, bastante profissionalizada", destaca o presidente da Abad, José do Egito.

"No que diz respeito ao mix de produtos, um loja da periferia de Fortaleza não deve nada para outra localizada na Aldeota. Todas são bem abastecidas", completa.

O presidente da Abad também se mostrou otimista para o resultado do setor em 2015, apesar do consumo da região Nordeste dar sinais de arrefecimento, segundo um estudo da consultoria IPC Marketing. "Aquele varejo de mercearia, de alimentos, é o último a sentir os efeitos da crise", conta José do Egito.

Para a Abad, esses aspectos positivos permitem fazer uma projeção otimista para o setor em 2015, quando os agentes de distribuição acreditam poder crescer em torno de 1,5%, já considerando a inflação do período.

Proximidade

A relação entre o atacadista e varejista, aliás, foi apontada como grande triunfo do setor no Estado. "A proximidade do distribuidor com o pequeno e médio varejista é um dos diferenciais do Estado. O atacadista trabalha para o desenvolvimento dos revendedores e isso faz com que ambos cresçam juntos", ressalta Jocélio Aguiar, presidente da Associação Cearense de Atacadistas e Distribuidores (Acad).

O Estado também recebe, entre os dias 3 e 6 de agosto, mais uma edição da convenção da Abad, que será realizada no Centro de Eventos do Ceará. Em 2014, a mesma foi realizada em Curitiba e contou com aproximadamente 20 mil visitações. Neste ano, a expectativa é superar a marca de 34 mil visitações registrada em 2013, último ano em que o maior evento do setor atacadista aconteceu no Ceará.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.