Serviços prestados às famílias crescem 24%

Resultado impulsionou desempenho do Estado, que fechou o mês com uma variação positiva de 5,8%, segundo o IBGE

Escrito por Redação ,
Legenda: Ainda obtiveram variações positivas no Estado para a receita nominal os serviços profissionais, administrativos e complementares (9%)
Foto: Foto: silvana tarelho

Fortaleza/Rio. A receita nominal dos chamados serviços prestados às famílias, no Ceará, cresceu 24% em agosto quando comparada à registrada em igual período do ano passado, segundo atestou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na manhã de ontem. O número alavancou o crescimento do setor de serviços no Estado, que fechou o mês com alta de 5,8% - 11º melhor resultado entre os 27 estados do País e 3º melhor do Nordeste.

Ainda obtiveram variações positivas no Estado para a receita nominal no período os serviços profissionais, administrativos e complementares (9%), os transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (1,1%) e também os chamados outros serviços (26,2%).

Somente os serviços de informação e comunicação apontaram queda, de -6,8%.

Menor da série histórica

Já a receita nominal do setor de serviços medida pelo IBGE teve, em agosto deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, o menor crescimento da série histórica, iniciada em janeiro de 2012, ficando em 4,5%. Em julho, a taxa foi 4,6%.

Em agosto, os principais responsáveis pela redução do ritmo de crescimento foram os serviços de informação e comunicação (1,7%), e os serviços de transportes e correio (3,2%). Por outro lado, os setores de serviços prestados às famílias (crescimento de 9%). Das 27 unidades da Federação, 23 tiveram aumento na receita nominal dos serviços, com destaque para o Distrito Federal (13,2%), o Acre (11,2%), o Tocantins e Rondônia (ambas com 8,2%). Os quatro estados com queda foram o Amapá (-3,9%), Piauí (-2,0%), Mato Grosso do Sul (-1,2%) e o Espírito Santo (-0,6%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.