Senai firma parceria com termelétricas do CE e do MA

Escrito por Redação ,
Legenda: As usinas termelétricas Energia Pecém I, Pecém II e Itaqui somam 1.445 megawatts de potência

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as usinas termelétricas Energia Pecém e Pecém II, no Ceará, e Itaqui, no Maranhão, firmam amanhã, às 8h30, uma parceria para o desenvolvimento de aplicações industriais das cinzas de carvão mineral produzidas pelas usinas. Na ocasião, que se dará na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), será realizado também um workshop sobre o tema.

Conforme divulgou o Senai, os estudos serão coordenados pelo Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Construtivas (ISI-TC) e irão utilizar as cinzas - um dos subprodutos oriundos da queima do carvão mineral - das usinas instaladas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém e Itaqui. As cinzas representam um material alternativo que poderá ser utilizado em diversos segmentos da construção, como aterros estruturais, rodovias, blocos de cinza e cal, cerâmicas, materiais para remediação de solos, entre outras aplicações.

O órgão aponta ainda que as cinzas também podem substituir o material hoje importado para a fabricação do cimento, trazendo maior economia na construção de casas, rodovias e demais construções.

Alternativas

O estudo que será coordenado pelo Senai, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Cientec), visa estabelecer alternativas para a utilização desse subproduto.

Características

De acordo com informações divulgadas pelo Senai, a produção de energia elétrica por meio de térmicas a carvão mineral representa 39% da geração do mundo e deverá crescer cerca de 2% ao ano até 2030, segundo dados da Agência Internacional de Energia (AIE). No Brasil, apesar de haver predominância da matriz energética hídrica, correspondendo a 79% da geração de energia, o uso de carvão mineral como insumo para as termelétricas deve ser considerado como opção estratégica para garantir a segurança energética, principalmente em períodos de secas prolongadas, como o país está vivenciado agora.

As usinas termelétricas Energia Pecém (720 MW), Pecém II (365 MW) e Itaqui (360 MW) geram energia segura para o País, totalizando 1.445 MW de capacidade instalada em operação comercial.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.