Semana +Design debate estratégias de negócios

Até quinta-feira, palestras e workshops irão capacitar profissionais cearenses na área

Escrito por Redação ,
Legenda: No workshop realizado ontem pelo professor Fernando Palacios, o foco era a eficácia da comunicação para a construção da identidade de uma empresa, o chamado storytelling
Foto: FOTO: ÉRIKA FONSECA

A criatividade inerente ao cearense se uniu aos princípios do design estratégico para propôr ideias pautadas na eficácia da comunicação durante o workshop de storytelling realizado ontem, no Sebrae, dentro da programação da 4ª Semana + Design. O evento, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Design (Abedesing), com o apoio do Sistema Verdes Mares, teve início no dia 21 e segue até quinta-feira, com palestras e workshops sobre temas relacionados ao design.

O storytelling, segundo o responsável pelo workshop e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fernando Palacios, é "uma forma sofisticada de se comunicar" visando a construção da identidade de uma empresa. "Se você não tiver uma boa comunicação, as pessoas não vão saber que o seu negócio existe, não vão entender o que você tem de diferente", acrescenta Palacios. O Ceará, na visão do professor, é propício ao desenvolvimento de ideias inovadoras ligadas ao design. "Os profissionais daqui têm essa vontade de aprender mais, se comprometem, se envolvem com o trabalho", destaca.

Inserção

O evento surgiu em 2011, mesmo ano em que foi oficializada a regional da Abedesign no Ceará. "Nossa intenção era mostrar para a comunidade o que estava acontecendo, juntar essas empresas de design que estavam começando a se organizar", lembra o presidente da entidade no Estado, Allysson Reis.

Os temas abordados a cada edição, segundo Reis, buscam aproximar diversas áreas ao design. "A gente tenta ser o mais diverso possível, até por conta da própria natureza dessa área", explica. Hoje com dez empresas associadas, a Abedesign-CE busca difundir e valorizar a aplicação do design entre os profissionais da Capital. "O amadurecimento começou pelas próprias empresas do setor, que perceberam que precisam se preparar melhor ", acrescenta.

De acordo com o presidente nacional da Abedesign, Gustavo Gelli, a entidade vem trabalhando cada vez mais na perspectiva de inserir o design no desenvolvimento da economia. Como exemplo, ele cita a parceria firmada entre a entidade e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

"Estamos ajudando oito empresas de vidro a melhorarem suas condições de exportação. O design pode melhorar a produtividade e ser ponta de lança na inovação", garante Gelli. Em todo +o País, a Abedesign reúne cerca de 200 associados.

Economia criativa

Para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae Ceará), parceiro da Abedesign na organização no evento, o encontro de profissionais é uma maneira de fortalecer a economia criativa no Estado. "Trazer pessoas de fora e estabelecer um dialogo com conteúdo de ponta faz parte dessa qualificação de empresas e profissionais", explica o coordenador de Economia Criativa do Sebrae-CE, Glauber Uchôa.

Segundo um estudo realizado há dois anos pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), em 2011, o Ceará era o Estado com maior representatividade no núcleo de economia criativa na região Nordeste.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.