Sebrae: 'empreendedor sobrevive bem à crise'

Só no ano passado, foram realizados 80 mil atendimentos pela instituição, e a meta para 2016 é de 90 mil

Escrito por Redação ,
Legenda: A Feira do Empreendedor deve receber pelo menos 6 mil pessoas, segundo o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo
Foto: Foto: Nah Jereissati

Diante do cenário de economia recessiva que levou muitos brasileiros ao desemprego, a oportunidade de começar um negócio próprio ou investir no que antes gerava apenas uma renda extra ganhou mais força. No ano passado foram realizados 80 mil atendimentos no Ceará pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE).

>Parceria com editoras cearenses é fechada

Para este ano, a expectativa é chegar em dezembro com 90 mil atendimentos prestados aos empreendedores. Ajudando a fechar essa meta e a promover conhecimento sobre empreendedorismo, acontece entre os dias 17 e 20 de agosto, em Sobral, a oitava edição da Feira do Empreendedor do Ceará 2016. Esta será a segunda vez que o evento acontece no interior do Estado.

Flexibilização

O projeto, que é nacional e ocorre anualmente em vários estados, deve receber pelo menos 6 mil pessoas, de acordo com as expectativas do superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo. "As seis primeiras edições do Ceará haviam sido realizadas em Fortaleza e, em 2015, nós resolvemos interiorizar a Feira".

Ele avalia que, dentro de um quadro de crise, o empreendedorismo no Ceará está "sobrevivendo bem". "Os pequenos negócios têm uma capacidade de flexibilização muito maior do que uma grande empresa", justifica Joaquim.

Feira em Sobral

A Feira do Empreendedor, que acontecerá na praça de Sobral, terá 80 atividades entre oficinas, workshops e palestras, além de estandes expostos na principal praça da cidade. O superintendente ressalta a escolha da praça como uma forma de ocupar o espaço urbano em uma experiência nova. "As cidades se iniciam pelas praças. Neste ano, decidimos fazer referência a isso".

"As palestras master serão realizadas dentro do Teatro São João e, na Casa de Cultura de Sobral, funcionará a Academia Sebrae, onde estarão todos os projetos de inovação como startups e similares", detalha Cartaxo. "Os cursos serão realizados dentro da escola de música da cidade", acrescenta.

Agilidade

José Wellington Granjeiro, coordenador da Feira do Empreendedor 2016, avalia que a ideia é movimentar o empreendedor local, fazendo um evento no qual "alguém possa entrar com uma ideia e já sair com um negócio pré-formatado".

A secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Daniela Costa, que estava representando o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, na apresentação da Feira, na sexta-feira (29), no Centro de Negócios do Sebrae-CE, em Fortaleza, vê no evento umaa oportunidade de ampliar a ambiência positiva de empreendedorismo na região em que está o município.

"Em Sobral, somos mais de 12 mil empresas constituídas e ativas, então a feira irá proporcionar, para quem já é empreendedor, novas percepções e, para quem quer ser, uma nova oportunidade de escolhas", frisa.

Mais informações:

Feira do Empreendedor 2016

Data: 17 a 20 de agosto

Local: Teatro São João, Casa de Cultura e Praça do Centro de Sobral

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.