Saques limitados a até 60 euros

Escrito por Redação ,

São Paulo. Os gregos acordaram nessa segunda-feira (29) com bancos e caixas eletrônicos fechados e diante de um clima de rumores e teorias de conspiração, depois que o colapso nas conversas entre Atenas e seus credores aprofundou o país ainda mais na crise.

> Grécia: 50% de chance de sair da zona do euro

> Câmbio no Brasil deve ser afetado

Os caixas automáticos começaram a funcionar no país de maneira gradual, depois da publicação de um decreto governamental no domingo (28) que determinou o fechamento dos bancos e dos mercados até 7 de julho e limitou a retirada de dinheiro a 60 euros diários.

A ativação dos caixas estava fixada para 12 horas depois da publicação do decreto, que aconteceu à meia-noite. Na Grécia, existem cerca de 5.500 caixas automáticos. Em Atenas, as pessoas já faziam filas em muitos deles. "Tenho cinco euros no meu bolso, pensei em tentar a sorte aqui e pegar algum dinheiro. As filas no meu bairro estavam muito longas ontem", disse o encanador Yannis Kalaizakis, de 58 anos, do lado de fora de um caixa vazio no centro de Atenas ontem. "Não sei mais o que dizer. Está uma bagunça", completou o morador.

O documento publicado na noite de domingo diz que poderão ser realizados pagamentos com cartão no país assim como transações internas através dos serviços bancários das páginas na internet. As transações ao estrangeiro serão restringidas às necessidades urgentes, como a compra de remédios e o pagamento de serviços médicos.

As medidas relativas ao controle de capitais não serão aplicadas aos turistas no país.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.