RMF destaca-se na geração de empregos formais em agosto

Somente Maracanaú, Eusébio e Caucaia responderam, juntos, por quase 900 novas vagas no período

Escrito por Áquila Leite - Repórter ,
Legenda: O maior destaque da RMF foi Eusébio, com um saldo positivo de 571 vagas - o melhor desempenho entre todos os municípios do Ceará
Foto: Foto: Erika Fonseca

A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foi um dos maiores destaques do mercado de trabalho cearense no último mês de agosto, quando o Ceará apresentou, pela primeira vez neste ano, um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Para se ter uma ideia, somente Maracanaú, Eusébio e Caucaia, três dos principais municípios da região, foram responsáveis por quase 900 novos postos formais. As informações constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

O maior destaque foi Eusébio, que contratou 1.601 trabalhadores e demitiu outros 1.030 no período, gerando um saldo positivo de 571 vagas - o melhor desempenho entre todos os municípios do Ceará. Quem também contribuiu bastante para o avanço do mercado de trabalho cearense em agosto foi Maracanaú, com 1.697 admissões e 1.446 desligamentos, o que representou um avanço de 251 postos. Caucaia, por sua vez, contribuiu com 72 novos empregos com carteira assinada no mês.

Outro município muito importante para a RMF, São Gonçalo do Amarante contratou 440 trabalhadores no período, mas, por outro lado, demitiu outros 598. O resultado representou um corte de 158 postos formais, informou o Ministério do Trabalho.

Interior

Por conta de seus polos industriais, principalmente no setor calçadista, as cidades de Juazeiro do Norte e Sobral seguem como maiores destaques no mercado de trabalho do Interior. O primeiro foi o município interiorano que mais contratou em agosto, com 1.282 admissões, mas, por outro lado, demitiu 1.346 e ficou com saldo negativo (-64) no período. O segundo registrou 873 admissões e 736 desligamentos no período, fechando o mês com avanço de 137 vagas com carteira assinada.

O município cearense que registrou a maior variação ante julho, porém, foi Granja, localizada na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú. Isso porque, ao todo, a cidade contratou 445 trabalhadores e demitiu apenas 102 no período, o que representa uma variação relativa de 21,74% - a maior do Estado.

Segundo o Sine/IDT, o que às vezes acontece é a chegada de um grande empreendimento em determinadas cidades, que impulsiona o número de contratações naquele período específico. Segundo analistas ouvidos pela reportagem, como o quadro de assalariados das cidades interioranas costuma ser pequeno, quando isso acontece presenciamos grandes incrementos, como este registrado em Granja.

Fortaleza ainda predomina

Apesar do mercado de trabalho no Interior e nas outras cidades da RMF ter evoluído ao longo dos últimos anos, a capital cearense ainda concentra a maior parte dos trabalhadores com carteira assinada, assim como o fluxo de contratações e demissões.

Em agosto deste ano, de acordo com o Caged, Fortaleza contratou 20.425 pessoas e desligou outras 21.386, representando assim um recuo de 961 postos formais. O resultado, apesar e ruim, não foi o suficiente para que o Ceará fechasse o mês no vermelho, já que o Estado gerou 406 novos postos formais no período. O resultado foi equivalente a uma alta de 0,03% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada de julho, consequência de 35.490 admissões e outras 35.084 demissões.

Segundo o Caged, o destaque do mercado de trabalho cearense em agosto foi o setor de serviços, que sozinho criou 1.270 novos postos no Estado.

sa

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.