RioMar deve capacitar 500 pessoas até outubro

Moradores do entorno do empreendimento podem se inscrever para participar de diversos cursos

Escrito por Redação ,
Legenda: Pelo menos 40% dos profissionais formados nos cursos de qualificação poderão ser contratados para trabalhar nas obras de construção do novo empreendimento que deve ser inaugurado no próximo ano

Em paralelo às obras de construção do Shopping RioMar Presidente Kennedy, previsto para inaugurar no próximo ano, o Instituto JCPM iniciou ontem (26) a primeira etapa do programa de qualificação que visa a capacitação profissional de moradores das comunidades no entorno do empreendimento. Localizado no próprio canteiro de obras, o projeto estima formar, até outubro deste ano, cerca de 500 pessoas para atuar na área de construção do shopping.

Nesta primeira fase, estarão em sala de aula quatro turmas de carpinteiro e armador. As aulas seguem até o mês de abril e são feitas com certificação do Serviço Nacional da Indústria (Senai) - parceiro do IJCPM na iniciativa. Após a conclusão das primeiras turmas, terão início as aulas de outros grupos.

"As vagas para a primeira fase já foram fechadas, mas em abril começam outras turmas. Ao todo, serão 20 grupos de diversas áreas. Quem se interessar já pode se inscrever", afirma Fábia Siqueira, coordenadora de desenvolvimento social do Grupo JCPM. De acordo com ela, pelo menos 40% dos profissionais formados nos cursos poderão ser contratados para trabalhar nas obras do empreendimento. Todas as aulas serão ministradas na sede do Instituto, que fica localizado no próprio shopping.

Mercado de trabalho

Além de proporcionar de forma gratuita uma nova formação, a iniciativa visa também ser uma porta de entrada para a inclusão de jovens, através da preparação profissional, em um mercado que surge com a chegada do shopping. As vagas são destinadas, prioritariamente, ao maiores de 18 anos com ensino fundamental completo e moradores dos bairros do entorno do empreendimento. Para realizar a inscrição, os interessados devem levar os documentos de RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade à sede do instituto, no RioMar Presidente Kennedy.

"Assim como ocorreu no RioMar Papicu, em novembro, daremos início a capacitação para o varejo. Também iremos fazer um feirão para a formação de um banco de dados com pessoas interessadas em trabalhar no shopping após a sua construção", ressalta Fábia Siqueira.

Investimento

O RioMar Presidente Kennedy tem investimentos estimados em R$ 480 milhões, terá 157 mil metros quadrados de área construída, dos quais 54 mil metros quadrados serão de área de loja. Serão disponibilizadas 3.200 vagas de estacionamento. O mix será composto por 275 operações, incluindo seis âncoras, 13 megalojas, cinema, restaurantes, praça de alimentação, diversões eletrônicas, academia de ginástica, além de unidades voltadas à prestação de serviços para os clientes.

Andamento das obras

As obras tiveram início em novembro do ano passado e contam, atualmente, com 92% das estacas cravadas, e quase 600 pessoas atuam no canteiro de obras. Já foram feitos 96% dos serviços de escavação e terraplenagem e 20% da concretagem dos blocos dos pilares. Além disso, o empreendimento estima gerar 3.500 empregos durante o funcionamento do shopping.

Mais informações

Instituto JCPM
Endereço: Avenida Sargento Hermínio Sampaio, bairro Presidente Kennedy, nº 3000
Contato: 3535.2502

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.