Pronatec recebeu 28,9 mil no Ceará

Escrito por Redação ,

Desde 2011, 28,9 mil pessoas, em 144 municípios cearenses, se matricularam nos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria. Com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente, os beneficiários do Bolsa Família, a iniciativa tem oferecido qualificação profissional gratuita para as pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal. Para o segundo semestre, estão sendo abertas mais 22,2 mil vagas no Estado.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em todo o Brasil, foram feitas quase 1,4 milhão de matrículas feitas pelo público do Cadastro Único. Destes, 75% concluíram os cursos e receberam seus certificados - no Ceará este resultado melhor, com 81% de alunos aprovados. Isso tem proporcionado mão de obra qualificada aos empregadores, já que os tipos de cursos oferecidos levam em conta as oportunidades abertas em cada região. Quem participa recebe material escolar, transporte e lanche.

Os cursos são ministrados por estabelecimento como os institutos federais e as instituições do Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar). Do total de matrículas recebidas desde 2011 no Ceará, 72% foram feitas pelas mulheres, resultado superior à média nacional, que é de 68%.

Como se matricular

Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único. As matrículas devem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.