Promoções afetam mais o consumo

Escrito por Redação ,
Legenda: Períodos de preços mais baixos são um critério para escolher onde comprar em 19% das vezes no País. A média global é de apenas 5%, segundo levantamento

São Paulo. O comportamento do consumidor brasileiro difere de outros no mundo e as promoções do varejo aqui têm um peso sem igual no planeta, de acordo com dados de um estudo da consultoria Nielsen. Uma pesquisa global sobre os hábitos de quem faz as compras de alimentos, itens de higiene e outros produtos dos supermercados mostra que aqui não prevalece tanto a conveniência, critério mais importante na média mundial.

De acordo com o estudo, as promoções são um critério para escolher onde comprar em 19% das vezes no País. A média global é de apenas 5%. Em contrapartida, enquanto a conveniência aparece em 50% das respostas de consumidores na média global, no Brasil o peso desse item é de 18%.

O estudo do perfil dos compradores brasileiros ajuda a entender a prática mais comum no varejo do País, o high-low. A estratégia de precificação envolve o acompanhamento de preços de uma cesta de itens de alto giro, com promoções específicas para atrair o fluxo, enquanto outras categorias têm mantidas margens de rentabilidade mais altas. O modelo é diferente daquele que o Walmart tornou famoso nos EUA e que foi implantado pela rede aqui, chamado de "Preço Baixo Todo Dia". Nele, o objetivo é comunicar ao consumidor um compromisso de preço constante. Nos EUA, conforme o estudo, as promoções não têm peso relevante na escolha da loja, mas o conceito de preço baixo é um critério que 26% dos norte-americanos entrevistados citaram como relevante.

Orientação

O estudo da Nielsen foi feito para orientar fabricantes e varejistas sobre como atrair a atenção dos consumidores. Segundo a pesquisa, no mundo todo há um desafio para que as marcas consigam ganhar um espaço nos carrinhos de compra porque 70% das escolhas é feita na frente da gôndola e metade delas sem que o consumidor pense muito. O que pode ser entendido como uma particularidade brasileira é que as promoções recebem mais peso que em outras localidades.

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