Produção industrial do Ceará atinge estabilidade

Escrito por Redação ,

Desde o início deste ano, a produção da indústria cearense vem apresentado recuperação. Em março, esse indicador atingiu 50,1 pontos, bem acima do registrado em fevereiro (41,9 pontos) e em janeiro (39 pontos). Com isso, a produção industrial do Estado alcançou um patamar de estabilidade, uma vez que ficou no meio da escala que varia de 0 a 100 pontos, onde valores acima de 50 mostram aumento e abaixo dessa pontuação indicam queda. O resultado ficou acima da média nacional: 47,2 pontos. As informações são da pesquisa Sondagem Industrial, realizada pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Outros indicadores do estudo também mostraram recuperação do setor no Estado, como a utilização da capacidade instalada, que passou de 33,3 pontos, em fevereiro, para 34,7 pontos, em março. Já os estoques de produtos finais em relação ao efetivo planejado apontaram queda em relação ao mês de fevereiro (53,7 pontos), com o indicador marcando 52,3 pontos. Esse valor acima da linha dos 50 pontos, entretanto, determina que o volume de produtos estocados está acima do esperado para o mês.

Um dado mais negativo, contudo, diz respeito ao total de pessoas empregadas na indústria cearense. Em março, esse indicador atingiu 42,5 pontos, demonstrando que a indústria local permanece reduzindo seu quadro de colaboradores.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.