Procon fiscaliza estabelecimentos

Escrito por Redação ,
Legenda: O atendimento a idosos, gestantes, pessoas com deficiência é preferencial em qualquer guichê

O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Fortaleza (Procon) iniciou ontem, a fiscalização da lei 10.189/14, que garante o atendimento preferencial aos idosos, gestantes, pessoas com deficiência e com criança de colo. Conforme a medida, sancionada pelo prefeito Roberto Cláudio, em maio deste ano, é preferencial o atendimento em qualquer dos guichês ou unidades disponíveis ao público em geral nos estabelecimentos, além dos espaços ou unidades de atendimento exclusivo.

De acordo com o Procon, o descumprimento à norma pode resultar em multas de R$ 925,25 a R$ 9.252,50 ou mesmo na interdição do local. Os estabelecimentos também são obrigados a afixar cartazes informativos, com texto específico, sobre a nova legislação. A meta do órgão é fiscalizar 200 estabelecimentos até o final de outubro. Os principais alvos são supermercados, lojas do varejo em geral e agências bancárias.

Queixas

O Procon ressalta que a as reclamações podem ser feitas por consumidores, através de formulário presente no site www.Fortaleza.Ce.Gov.Br/procon. O documento deverá ser registrado em três vias, das quais uma ficará com o reclamante, outra com o estabelecimento e uma última encaminhada ao Procon Fortaleza, que irá investigar a existência de infração. Também é possível encaminhar queixas no link "denúncia virtual", também na página do Procon. Podem ainda ser feitas reclamações na sede do órgão, na Rua Major Facundo, 869, no Centro de Fortaleza.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.