Previdência: governo parte para o 'vale-tudo'

Palácio do Planalto vai partir para articulação política, com agrados à base aliada e melhoria na comunicação

Escrito por Redação ,
Legenda: Concessões no texto da reforma já estão no limite, segundo o governo. A ordem agora é barrar movimentos de novas categorias
Foto: Foto: José Leomar

Brasília. O presidente Michel Temer se prepara para a principal batalha na reforma da Previdência: a aprovação da proposta no plenário da Câmara dos Deputados, com o apoio de pelo menos 308 deputados. O governo ainda não tem esses votos, mas já traçou os movimentos que fará daqui para a frente para conquistar a vantagem necessária. Para isso, o Palácio vai partir para o "vale-tudo" na articulação política, lançando mão de agrados à base aliada, além de melhorar a estratégia de comunicação.

LEIA MAIS

.Reforma trabalhista pode levar até 90 dias

.Para Meirelles, agora, as negociações serão políticas

As concessões no texto, porém, estão no limite, na avaliação do governo. A ordem agora é barrar movimentos de novas categorias que tentem obter direito a aposentadoria especial, como os guardas municipais. A margem de negociação no plenário prevê a inclusão dos agentes penitenciários na regra que permite idade mínima menor, de 55 anos, e a revisão das exigências para que servidores públicos que ingressaram até 2003 se aposentem com salário integral. Os dois pontos devem ser aprovados separadamente, em votação dos chamados destaques.

Comunicação

O governo pretende ainda melhorar a comunicação com os parlamentares e a população ao longo da semana, depois de reconhecer que enfrenta problemas na área. Segundo um interlocutor da área política, a previsão é veicular propagandas em defesa da reforma em cerca de 4 mil rádios de todo o Brasil que possuem cadastro na Secretaria de Comunicação da Presidência.

Uma nova cartilha será distribuída aos deputados, explicando as mudanças ponto a ponto. Para evitar confusão, o documento trará apenas as novas regras segundo o texto aprovado na comissão especial, sem incluir como é hoje.

Agrados

Integrantes da base também começam nesta semana a montar um mapa de votos. O trabalho será coordenado pelo deputado Beto Mansur (PRB-SP) e pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. A ideia é identificar a posição de cada deputado para saber com quem é preciso negociar. O governo só vai colocar a reforma em votação no plenário quando contabilizar mais de 320 votos favoráveis.

Dificuldade

O Placar da Previdência já mostra que o desafio será grande. Até a noite de sexta-feira (5), havia 232 votos "não", contra 87 votos a favor. Com esse cenário, o governo sabe que terá de atuar firme, com liberação de recursos de emendas parlamentares, nomeação de cargos para aliados e atendimento a demandas que vão além da reforma, como o parcelamento de dívidas previdenciárias do setor rural.

As mudanças feitas em plenário integram a ação de convencimento dos deputados, que se viram pressionados por categorias, como juízes, por alterações na transição dos servidores.

Novas medidas

Quanto mais diluída for a reforma da Previdência, maior será o risco de que o presidente eleito em 2018 tenha que enfrentar, ainda em seu mandato, uma nova rodada de negociações sobre regras de aposentadorias e pensões. O Ministério da Fazenda informou que as negociações políticas até agora reduziram a economia prevista para os próximos dez anos a 76%. Dessa forma, economistas já têm no horizonte a possibilidade de uma nova reforma entre 2020 e 2022.

Especialista em Previdência, o economista Paulo Tafner afirma que a diluição provocou uma redução da economia prevista apenas no ano de 2022 de R$ 16 bilhões. Isso, segundo ele, levará o próximo presidente a ter que fazer nova redução de gastos na Previdência. "Não se trata de querer ou não fazer uma nova reforma. Para ter algum sucesso na eleição de 2022, o próximo governo vai ter que complementar a atual reforma, que é uma revolução inacabada", diz.

Segundo Tafner, o novo presidente deveria começar cortando os regimes especiais de aposentadoria, para policiais e professores, itens que seguirão intocados nas atuais mudanças.

Votos contra

232 

era a quantidade de votos "não" do Placar da Previdência até a noite de sexta-feira (5). Apenas 87 deputados votariam a favor da reforma

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.