Previdência: governo espera contraproposta

Secretário afirma que governo está aberto a flexibilizar reforma, mas não deve haver grandes mudanças

Escrito por Redação ,
Legenda: Secretário defendeu que a unificação da idade mínima para a aposentadoria em 65 anos tanto para homens e mulheres é tendência mundial
Foto: Foto: Fabiane de Paula

Brasília. O secretário da Previdência, Marcelo Caetano, disse nesta sexta-feira ( 3) que o governo segue aguardando a contraproposta da Câmara em relação a mudanças no projeto de reforma das aposentadorias. Após participar de debate sobre a reforma da Previdência na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Caetano afirmou que o governo está aberto a analisar mudanças no texto original, mas repetiu que uma flexibilização muito grande da proposta de emenda constitucional comprometeria seus ganhos e exigiria a discussão de uma nova reforma futuramente.

>40% não se preparam para se aposentar

"Se houver ao longo do caminho muita diluição em relação ao que foi proposto originalmente, o gasto da Previdência vai crescer bastante e vai haver muita dificuldade em se pagar o beneficio lá na frente", advertiu.

Caetano evitou comentar quais pontos do texto original o governo estaria disposto a negociar. "Temos que receber as contrapropostas para saber o que vai ser feito", afirmou.

Equalizar idade mínima

Questionado se o Planalto poderia ceder na intenção de equalizar em 65 anos a idade mínima de aposentadoria tanto dos homens quanto das mulheres, ele respondeu que a unificação das idades é uma tendência internacional, e o governo está trabalhando para isso.

Disse ainda que a soberania do Congresso em definir a velocidade de tramitação e alterações no projeto será respeitada. Porém, ressaltou o interesse do Planalto em manter "o máximo possível" da proposta original.

"Se começarmos a mudar muito, podem-se arrefecer bastante os ganhos e forçar uma reforma muito forte lá na frente", afirmou Caetano.

O secretário voltou a dizer que o ideal seria a aprovação completa da reforma da Previdência no Congresso ainda no primeiro semestre deste ano.

Sobre como irão ficar as regras de aposentadoria dos militares, não incluídos no projeto encaminhado à Câmara, ele respondeu apenas que esse é um tema a ser discutido.

Aprovação

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, também reforçou nesta sexta-feira que a reforma da Previdência deve ser aprovada até 30 de junho e que as mudanças na legislação trabalhista devem acontecer ainda antes desse prazo.

Ele defendeu novamente a necessidade da alteração das regras da aposentadoria e disse acreditar que a baixa popularidade do tema entre a população não deve atrapalhar sua aprovação, embora admita que irá encontrar resistência. "Essa mudança também atinge os parlamentares, que vão para o regime geral, então vai ter resistência", ponderou Padilha.

Reforma 'precificada'

O ministro-chefe afirmou ainda que a reforma da Previdência "já está precificada".

"O valor das ações de Petrobras, do Banco do Brasil, da Eletrobras, a variação da Bolsa de Valores, tudo isso considera a reforma já aprovada, já com ajuste fiscal. Isso também tem que ser considerado por aqueles que olham com uma visão mais equidistante", ressaltou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.