Presidente do BC defende Reforma da Previdência

Escrito por Redação ,

São Francisco (EUA). O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou no sábado (18), que um fator chave para baixar as taxas de juros é a reforma da Previdência Social aprovada. "Para que o teto dos gastos atue de forma efetiva precisamos da reforma".

Durante palestra em São Francisco (EUA), o presidente do BC foi indagado se uma meta de inflação para o Brasil de 4% seria "o nível correto", a que ele respondeu: "Não pensamos que 4% é o fim do caminho. Ainda pensamos que é bem alta", disse.

De acordo com de Goldfajn, a economia do Brasil está em ciclo de recuperação, o que no caso específico dos consumidores conta com a colaboração da redução da inflação. Na sua avaliação, os mercados financeiros "talvez estejam precificando uma reforma mais atenuada" da Previdência Social.

Segundo observa, os agentes econômicos mudaram muito a avaliação sobre a política econômica adotada pelo governo Michel Temer. "É uma questão de ritmo. Vamos aprovar a reforma da Previdência agora ou depois... Mas há uma direção".

Na visão dele, os agentes também mudaram expectativas sobre a gestão dos rumos da economia, inclusive com uma alteração expressiva na política fiscal.

Votação

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sugeriu votar a reforma da Previdência no plenário da Casa na primeira semana de dezembro. A sugestão foi feita durante reunião ontem (19) na residência oficial da presidência da Câmara, da qual participaram o presidente Michel Temer, o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) e lideranças de partidos da base aliada.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.