Presentes têm até 78% de impostos

Escrito por Redação ,

Mesmo com o orçamento apertado, 73% dos brasileiros devem comprar presentes no Dia das Mães deste ano, conforme projeção de uma pesquisa realizada pelo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Quem vai presentear na data, no entanto, deve preparar o bolso, pois, dependendo do item escolhido, o preço alto é influenciado por fatores como a carga tributária. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os presentes mais usuais para o Dia das Mães têm até 78% de impostos, entre federais, estaduais e municipais.

A maior carga tributária é verificada no perfume importado (78,43%). Já os perfumes nacionais têm 69,13% de impostos embutidos nos seus preços. No caso das maquiagens, também muito procuradas para a data, os produtos importados têm 69,04% de encargos, enquanto os nacionais têm 51,04%. A água de colônia nacional, por sua vez, possui 50,38% de tributos. Ainda na lista dos presentes preferidos para o Dia das Mães, estão os relógios, cuja composição do preço possui 53,14% de impostos, e as joias (50,44%).

Conforme o IBPT, os eletroeletrônicos também apresentam uma alta incidência tributária, a exemplo do aparelho de MP3 ou iPod, com 49,45%; o tablet, com 39,12%; e o telefone celular, com 33,08% de encargos. Na avaliação do presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, a elevada tributação dos presentes preferidos das mães deve-se ao fato de serem considerados bens supérfluos. "No Brasil, a tributação é muito concentrada no consumo, o que acaba eleva os preços dos presentes e, muitas vezes, impede que o contribuinte consuma mais e melhor", explica.

Orientação

A fim de esclarecer lojistas e consumidores sobre as compras para o Dia das Mães, o Procon Fortaleza divulgou conjunto de atividades que estão sendo realizadas com esse objetivo. O órgão visitou 50 lojas da Capital, entre os dias 2 e 5 de maio, orientando as empresas sobre os principais direitos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O Procon encaminhou a lista dos estabelecimentos à Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), para que execute ação de fiscalização nos locais visitados. Consumidores também receberão material educativo na Praça do Ferreira.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.