Prefeitura concederá espigões no 2º semestre

A ideia em estudo é que os locais recebam equipamentos para impulsionar o turismo na Capital cearense

Escrito por Ingrid Coelho - Repórter ,
Legenda: Está em estudo a possibilidade de conceder incentivos como a flexibilização do IPTU às empresas que se instalarem na região da Praia de Iracema
Foto: FOTO: Kiko Silva

Com previsão para lançamento do edital entre agosto e setembro, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo da Capital (Setfor), vem discutindo conceder à iniciativa privada o espaço da Ponte dos Ingleses e três espigões da Praia de Iracema. A ideia em estudo é que os locais recebam equipamentos que venham a impulsionar o turismo na cidade de Fortaleza.

LEIA MAIS

Plano com outros ativos deve sair  em breve

De acordo com o secretário de Turismo do Município, Alexandre Pereira, a prefeitura estuda conceder uma série de benefícios para que os empreendedores se instalem nos locais. Os incentivos em análise tratam da flexibilização do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS) e ainda da legislação referente à Secretaria do Meio Ambiente, como a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos).

O titular da Pasta explica que, uma das orientações para a Pasta de Turismo na segunda gestão do prefeito era potencializar os espaços turísticos de Fortaleza. "Nós temos a Beira-Mar, que é extremamente utilizada pelos cearenses e exatamente por conta disso é um lugar no qual o turista gosta de estar", explica. "Cidade boa para o turista tem que ser boa também para quem habita", completa.

A pretensão da Secretaria e da Prefeitura é que todos esses projetos estejam definidos até o fim deste ano. Apesar de tudo indicar que se tratarão de concessões, Alexandre Pereira ressalta que isso também segue em discussão. "Ainda está sendo discutido se será concessão ou Parceria Público-Privada (PPP), mas provavelmente será concessão", explica, destacando que as PPPs abrigam investimentos geralmente acima de R$ 15 milhões.

De acordo com o secretário de Turismo do Município, a iniciativa já está em fase de conversa inicial com alguns investidores do Ceará e de outros estados, como São Paulo. "A gente espera que, quando lançarmos essas concessões para o mercado, hajam interessados do mundo inteiro", detalha Pereira.

Na Ponte dos Ingleses, a proposta embrionária é criar uma espécie de polo de cultura e gastronomia. No espigão da João Cordeiro, a ideia é fazer um ancoradouro para fortalecer a atividade dos passeios turísticos de barco. "Queremos que o pier tenha um museu do mar. Temos um projeto e estamos procurando investidores", ressalta Pereira.

"No segundo pier, da Rui Barbosa (Ideal Clube), nós pretendemos criar um espaço que faça referência ao ar, com um heliponto para voos panorâmicos em Fortaleza", revela, acrescentando que o local é um dos mais visitados pelo fortalezense. No Pier do Náutico, há a ideia de fazer uma espécie de parque temático, de acordo com Alexandre Pereira. "A ideia é fazer uma espécie de ícone da cidade".

O titular da Setfor enfatiza que isso só se concretizará se houver o interesse dos investidores. Ele ressalta ainda que estão sendo realizadas outras ações que contribuem para a revitalização da orla e para impulsionar a ocupação do espaço por turistas e pelos próprios fortalezenses. Entre as ações, ele citou a revitalização das fachadas nas proximidades em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), como ocorre na Rua dos Tabajaras. "Estão sendo feitas várias ações para revitalizar a Praia de Iracema. Nossa meta, neste ano, é focar nessa revitalização e fazer o chamamento de investidores", explica.

Projeto Pôr do Sol

No último domingo (25), a Ponte dos Ingleses recebeu a primeira edição do Projeto Pôr do Sol, idealizado pela Prefeitura de Fortaleza. Na ocasião, o pianista Felipe Adjafre embalou a vista do anoitecer com sua trilha sonora.

O espetáculo, que tem como objetivo criar mais um atrativo para visitantes e moradores, acontecerá sempre aos últimos domingos de cada mês.

De acordo com Alexandre Pereira, também está nos projetos da atual gestão fomentar interesse na orla oeste da Capital. "Nós estamos com o projeto de revitalização do pôr do sol da Barra do Ceará, trabalhando para potencializar os passeios de barco naquela região".

O desenvolvimento dos potenciais turísticos na Capital faz parte do Plano Fortaleza 2040. O objetivo é aumentar a participação dessa seara no Produto Interno Bruto (PIB) de Fortaleza.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.